3 dicas para alcançar (mesmo) um objetivo

Por Patricia Machado em 13/11/2015

O que você quer? A pergunta é simples mas, acredite, ela é bem mais difícil de ser respondida do que você imagina. Todos nós temos objetivos para alcançar o sucesso e a felicidade, mas nem sempre sabemos o que fazer para que nossos sonhos se tornem realidade.

+ 7 hábitos que fazem você gastar mais tempo do que o necessário

+ 3 razões para você para de procrastinar

“Muita gente acha que quer uma determinada coisa, mas quando se depara com o primeiro desafio, logo desiste daquilo que deseja”, explica Maura de Albanesi, psicóloga e líder-coach. “Nós nos autossabotamos. No primeiro obstáculo, o ser humano sempre quer se livrar do seu sonho por acreditar que aquilo é impossível. Sempre escolhemos o caminho mais fácil”, completa.

Antes de correr atrás do seu sonho é preciso definir o que, de fato, você deseja. “É difícil escolher porque, ao tomar uma decisão, você assume uma responsabilidade, tem medo da frustração e exclui as demais opções”, afirma Maura.

Para ajudá-lo a alcançar os seus objetivos, pedimos para que a especialista Maura de Albanesi preparasse algumas dicas. Confira:

  • Faça um pacto com a sua força da vontade e aquilo que você realmente quer 

Para ter mais força de vontade, saiba bem o que você quer. Você não deve, apenas, querer mudar de emprego. Você precisa discorrer sobre o seu objetivo. Defina qual posição você almeja, quais empresas gostaria de trabalhar e qual remuneração lhe fará feliz. Ao determinar isso, pense sempre em frases positivas para expressar o seu desejo. O cérebro não entende o que é o “não”.

  • Elabore um planejamento para atingir seu objetivo

Para alcançar seus objetivos é necessário ter planejamento, mas isso só será possível se você tiver clareza de qual é o seu sonho. Comemore cada passo dado. Isso aumenta a sua vontade de ver o seu objetivo concretizado. Evite se sentir ansioso porque isso mostra que você não confia 100% no seu próprio potencial.

  • Conheça os benefícios de conseguir atingir o seu objetivo

Como você irá se sentir quando concretizar o seu objetivo? Tente responder essa pergunta todas as vezes que pensar na realização do seu sonho. Esse sentimento será capaz de motivá-lo e você perceberá que essa sensação de felicidade e realização é palpável.

Como lidar com as frustrações?

Todo acontecimento permite um aprendizado. Por isso, por mais que algo não saia conforme o planejado, procure tirar resultados positivos do ocorrido. “A vida é capaz de trazer boas surpresas. Analise cada fato, aprenda e continue em busca dos seus objetivos. O importante é não desistir e trabalhar para que esse sonha se realizar”, aconselha Maura.