Vitaminas e suplementos que ajudam a fortalecer a imunidade

Por em 26/04/2016

O clima deve mudar a partir de amanhã. Com o fim do calorão e a chegada de uma nova frente fria, é preciso fortalecer o organismo para as doenças comuns do outono e inverno — incluindo a gripe H1N1.

O nutricionista esportivo Rodrigo Judson, consultor da rede de suplementos, vitaminas e artigos esportivos Dr. Shape, em Brasília, faz alguns alertas. O primeiro deles refere-se à qualidade da alimentação. “A dieta, mais do que nunca, precisa ser completa e balanceada. Ao receber os nutrientes adequados, o corpo funciona de forma mais eficiente”, reforça.

+ A alimentação pode influenciar na sua longevidade?

Porém, muitas vezes, a correria do dia a dia prejudica a nossa alimentação. “Quando a alimentação é deficiente ou a demanda nutricional está alterada em função de exercícios intensos ou patologias, os suplementos alimentares e vitaminas são um grande auxílio”, diz Judson.

+ Alimentos que reduzem a gula

Além do fator alimentar, a saúde física e a imunidade também são bastante afetadas por outros hábitos que devem ser observados com cuidado, como o tabagismo, por exemplo. “Entre os fatores que costumam beneficiar a imunidade, estão a prática regular de exercícios físicos, o sono de qualidade em quantidade suficiente, além da hidratação adequada”, comenta.

Confira as principais recomendações do nutricionista para melhorar a sua imunidade:

Vitamina C

Vitaminas e suplementos que ajudam a fortalecer a imunidade

Aumenta a produção das células de defesa.

Vitamina A

Cenoura

Tem ação anti-inflamatória.

Vitamina E

nozes

Age como antioxidante em conjunto com as vitaminas A e C.

Vitamina B6

Banana

Promove um incremento da imunidade geral do organismo.

Zinco

leite zinco

Também não pode faltar. Ele é importante para as células imunológicas agirem contra vírus, bactérias e fungos. Também diminui a quantidade de radicais livres e ajuda a manter eficientes todas as funções celulares — fazendo o corpo funcionar melhor. “Ele atua na reparação dos tecidos e na cicatrização de ferimentos”, completa Judson.

Glutamina

glutamina

É um aminoácido livre que serve como principal fonte energética para algumas células do sistema imunológico. “É um suplemento muito bom para quem pratica exercícios físicos”, completa o nutricionista.