Treinos na piscina para detonar calorias

Por em 05/10/2015

Se você é o tipo de pessoa que sente preguiça só de ouvir falar em musculação e não conhece nenhuma outra modalidade além da natação para queimar gorduras e se refrescar durante o calor, seus problemas acabaram!

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Algumas academias têm apostado em treinos debaixo d’água, de alto gasto calórico e que, além de serem uma delícia de fazer durante as estações mais quentes, também vão ajudar a mandar aquelas gordurinhas indesejadas embora. Dá só uma olhada:

Acqua Challenge

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Crédito: Reprodução

O Acqua Challenge é a união de três modalidades composto por exercícios variados de alta intensidade: natação, polo aquático e ginástica aquática. A principal característica da aula é incentivar o desafio. Os principais benefícios são: resistência cardiorrespiratória e muscular, força, flexibilidade, precisão, potência, agilidade, equilíbrio, coordenação e velocidade.

Além de tudo, a modalidade ajuda a reduzir medidas e o percentual de gordura, define o tônus muscular, alivia o estresse, incentiva o espírito de equipe e previne lesões.

Onde fazer?

Acqua HIIT

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Crédito: Humberto Reis/Divulgação

O AquaHIIT – High Intensity Interval Training, ou 20 Minute Workout, é uma atividade que alterna períodos curtos de exercícios de altíssima intensidade e períodos curtos de descanso entre eles, proporcionando melhores resultados em menor tempo de atividade diária. Por meio do método é possível trabalhar braços, troncos e pernas, além de queimar até 300 calorias por aula, que tem duração de média de 20 minutos.

Como o método exige um bom nível de condicionamento físico, não é o mais indicado para iniciantes. Os interessados devem adotar inicialmente os métodos tradicionais aeróbicos de treino, para depois experimentarem esta estratégia mais avançada.

Onde fazer?

Acqua Jump

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Crédito: Reprodução

As aulas de Acqua Jump são realizadas em um trampolim dentro da piscina (como o do próprio Jump). Caracterizada por exercícios aeróbicos, especialmente saltos, a modalidade possui alto gasto calórico e pouco impacto nas articulações. Por causa da resistência da água, os saltos demandam mais força muscular e os músculos abdominais são mais requisitados. Dentro da água, há também a pressão hidrostática.

Ao pular, o líquido do corpo é pressionado, o efeito é como se fosse de uma drenagem linfática. Além disso, a atividade traz inúmeros benefícios, tais como: ajudar na recuperação de lesões, perda de tecido adiposo, melhora na coordenação motora, combate o estresse e a insônia e melhora o sistema circulatório. Uma aula de 45 minutos tem um gasto de, aproximadamente, 450 calorias.

Onde fazer?

Acqua Run

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Crédito: Diomício Gomes/O Popular

A aula é dividida em três tipos de corrida: na esteira aquática, piscina rasa com ou sem deslocamento e em suspensão na piscina funda com colete e caneleira flutuante. A esteira aquática é uma ótima opção para variar o treino e melhorar o desempenho cardiorrespiratório.

A principal vantagem da modalidade é a redução de impacto nas articulações em função da força de empuxo. A água exerce resistência por todos os lados, direções e é um excelente exercício aeróbio. Além de tudo, a atividade traz benefícios como a melhora da flexibilidade, do retorno venoso, força específica de corrida, resistência abdominal e condicionamento cardiorrespiratório.

Onde fazer?

Hidro Cardio

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Crédito: Reprodução

O treino de Hidro Cardio melhora o condicionamento cardiovascular, a resistência muscular de membros superiores e inferiores e ainda ajuda a eliminar o estresse. Durante a aula, que dura 45 minutos, o praticante perde, em média, 225 calorias enquanto trabalha, principalmente, braços, pernas, glúteos e tronco, além de melhorar o condicionamento e postura.

A aula é realizada em grupo, com diversos equipamentos próprios para água (como pesos de tornozelo). São feitos vários exercícios, como deslocamentos, suspensão, saltos e saltitos de fácil execução.

Onde fazer?