Suco de cranberry pode ajudar na prevenção da gripe H1N1

Por em 25/04/2016

Com um surto antecipado de H1N1 no Brasil — segundo dados do Ministério da Saúde, já foram registradas 102 mortes pelo vírus em 2016 e ao menos 686 pessoas infectadas — todo cuidado é pouco. Ainda que a vacinação seja o melhor método de combate à doença,  toda tentativa de prevenção é válida.

+ Aplicativos levam médico até o paciente

Um estudo científico realizado em 2005 pelo grupo de pesquisa anglo-holandês ScienceDirect comprovou que o suco de cranberry pode ser um forte aliado no combate ao vírus. Pesquisadores da Universidade Hebraica de Jerusalém e da Universidade de Tel Aviv indicaram que o material de alto peso molecular não-dialisável (NDM), componente químico presente no suco de cranberry, é capaz de evitar a aderência do vírus nas células sanguíneas.

+ Novo estudo comprova qual é a maneira mais eficaz de lavar as mãos

Segundo o levantamento, 125 microgramas/ml do elemento já são suficientes para inibir o vírus da gripe A e até mesmo da gripe B, o que torna o método ainda mais animador, pois a quantidade apresentada pela fruta é 20 vezes superior a esse número. No entanto, é preciso atentar para os sucos industrializados que contêm muito pouco da composição original do cranberry. Quanto maior a quantidade de frutas e mais natural for o produto, melhor.