Sim, dinheiro pode trazer felicidade, diz estudo

Por Pedro Katchborian em 07/04/2016

Depois que as dúvidas e confusões da adolescência passam e se chega à vida adulta, é muito comum ouvir a sabedoria de pais. Uma das primeiras lições dadas pelos mais velhos virou quase uma regra em nossa sociedade: dinheiro não traz felicidade. Será mesmo!?

+ 5 coisas que você deveria saber sobre dinheiro 

Um estudo da universidade de Cambrigde acabou de atestar o contrário: o dinheiro é capaz, sim, de trazer felicidade. A pesquisa analisou 77 mil transações bancárias e descobriu que as pessoas que gastavam mais em suas compras eram mais felizes.

O levantamento tentou relacionar as gastanças com perfis do teste 5 Grandes Fatores, um dos principais guias de personalidades da psicologia. A avaliação divide as principais características das pessoas em 5 fatores: extroversão, neuroticismo, abertura à novas experiências, consciência e afabilidade. A análise descobriu, por exemplo, que uma pessoa extrovertida gastava cerca de 52 libras a mais em bares do que uma pessoa introvertida.

“Nossas descobertas sugerem que gastar dinheiro em produtos que ajudam a expressar quem nós somos como indivíduos pode ser tão importante para o nosso bem-estar como achar o emprego certo, a vizinhança certa ou até os amigos e parceiros certos”, disse Sandra Matz, que coordenou a pesquisa.

Bora gastar, mas com moderação!