Quantas amizades verdadeiras você tem na sua rede social? Uma nova pesquisa tem a resposta

Por Patricia Machado em 22/01/2016

Os fanáticos por Facebook e Instagram não vão gostar muito desta notícia: acredite ou não, você só pode contar com a amizade verdadeira de quatro dos seus amigos nas redes sociais.

+ As redes sociais mais bizarras do mundo

+ Os famosos mais sem noção nas redes sociais

Pelo menos é o que concluiu uma pesquisa apresentada pela Universidade de Oxford, que tinha o objetivo de analisar a qualidade das amizades criadas no mundo virtual.

A pesquisa foi liderada pelo professor Robin Dunbar e tomou como base o seguinte questionamento: com quantas pessoas da sua lista de amigos online você poderia contar nos momentos de dificuldade?

Para responder a essa pergunta, foram entrevistados cerca de 3.500 britânicos entre 18 e 65 anos. Depois de analisar as respostas, os pesquisadores concluíram que cada pessoa tem, em média, 150 amigos nas redes sociais. Desse total, apenas quatro pessoas poderiam ser classificadas como amigos fiéis, que são aqueles que permanecem ao nosso lado para qualquer coisa.

+ Os pedidos e comentários mais bizarros feitos nas redes sociais de Luciano Huck

A pesquisa revelou ainda que, do total de contatos que temos online, apenas 14 deles mostrariam alguma simpatia caso você estivesse passando por um momento conturbado.

Dessa forma, mesmo que as mídias online possam facilitar a comunicação, elas ainda não conseguem superar os laços de amizade construídos através da convivência. “A interação cara a cara é fundamental para manter as amizades. As pessoas precisam do contato, do olho no olho”, disse Robin Dunbar em reportagem publicada pelo jornal Daily Mail.

Foto: Pixabay