Qual é a melhor idade para casar? Universidade diz que esse detalhe importa, sim

Por em 28/07/2015

Quem está in love, independente da idade, pode achar uma grande besteira esse negócio de ter “idade certa para casar”. Afinal, a idade é um mero detalhe, certo?

+ Cinco dicas para economizar na festa de casamento

É aí que a gente se engana. Começando pela sabedoria popular, casais mais velhos normalmente tendem a ter uma relação mais equilibrada. Afinal, é só com o tempo que as pessoas vão ganhando experiência e aprendendo a ter tolerância nos relacionamentos, sem contar a importância que o equilíbrio na vida profissional e financeira têm sobre o casal. Por isso, não é de se estranhar que as maiores taxas de divórcio estejam entre os casais mais novos.

Segundo um estudo realizado recentemente pela Universidade de Utah, nos Estados Unidos, a idade importa sim!

O sociólogo Nick Wolfinger relatou que o risco do divórcio cai com a idade – mas só até os 30 anos. Depois dos 30, a chance de que o casal se separe é maior do que entre os que se casam no fim dos 20 anos. Antes dos 30, cada ano que passa diminui a chance do divórcio em 11% mas, depois dos 32 anos, a chance do divórcio aumenta em 5% ao ano.

+ As dez músicas para casamento mais buscadas na internet

Ou seja: a melhor idade para casar seria entre os 28 e 32 anos — nem mais, nem menos. O especialista norte-americano analisou dados da Pesquisa Nacional de Crescimento Familiar de 2006 a 2013 e a tendência de um relacionamento estável no fim dos 20 anos e maiores riscos de divórcio depois dos 30 se manteve mesmo quando outras variáveis eram consideradas, como nível educacional do casal, etnias, religiões, tamanho da cidade onde vivem e número de parceiros sexuais anteriores.

O motivo disso? Os cientistas suspeitam que pode ser porque pessoas mais velhas que não se casam ficam acostumadas com a solteirice. Aí, uma vez que juntam os trapos, não conseguem viver como casal.

Com informações do Science of Us