Conheça os esportes mais inusitados das Olimpíadas

Por Thomas Coelho em 18/04/2016

Faltam poucos dias para o início dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e a expectativa para o início da competição só aumenta.

+ Atletas que mudaram de esporte

Ao todo, serão disputadas 46 modalidades, sendo que as mais tradicionais o público já conhece bem, como a natação, vôlei, ginástica e o futebol. Mas será que você sabe do que se trata o badminton, por exemplo? Ou o hipismo adestramento? Sim, esses esportes também fazem parte do evento!

Conheça mais sobre esses e outros esportes inusitados e fique por dentro de tudo que acontecerá nas Olimpíadas no Brasil!

Badminton

Presente nos jogos olímpicos desde 1992, o badminton lembra um pouco o tênis, mas com raquetes menores, a rede um pouco mais alta e uma peteca no lugar da bolinha. O objetivo é não deixar a peteca cair no chão (literalmente) em seu lado da quadra. São três games de 21 pontos e ganha quem vencer dois deles.

badminton

Canoagem Slalom

Nesta modalidade, o esportista deve atravessar de canoa um percurso em corredeira, podendo ser natural ou artificial, no menor tempo possível e cometendo o menor número de penalidades. A canoagem slalom nasceu em 1932, inspirada em provas de ski.

Pedro_Henrique_Goncalves-Canoagem_slalom_LANIMA20120309_0073_26

Esgrima

Popularmente chamado de “combate de espadas”, a esgrima é uma modalidade onde se utiliza uma espada com uma bolinha metálica na ponta (o florete), e o atleta deve acertar o adversário na região do tronco. São 3 rounds de 3 minutos cada – ou até que alguém seja tocado com o florete 15 vezes.

shutterstock_46974949_editada

Hipismo Adestramento

O hipismo adestramento é uma modalidade que vem desde a Grécia Antiga e é diferente da prova de “Saltos”, a mais conhecida, onde os cavalos devem pular obstáculos. No adestramento, a área de competição é plana e são avaliados a sintonia entre o cavalo e o atleta, e na capacidade do animal responder aos comandos específicos que lhe são dados. A avaliação é feita por sete juízes e, para se ter uma ideia, até a postura da cabeça do cavalo é levada em conta.

luiza_almeida_adestramento_Ney_MessiDivulgacao_630

Hóquei sobre a grama

Muito similar ao hóquei tradicional, que é jogado na quadra ou sobre o gelo, a modalidade possui quatro períodos de 15 minutos e ganha quem marcar mais gols, que só podem ser feitos dentro da chamada área de chute. São onze jogadores para cada lado e cada um deles utiliza um taco para acertar a bolinha.

masc-780x585-gi

Pentatlo Moderno

O Pentatlo Moderno é uma combinação de cinco esportes, que são disputados no mesmo dia: esgrima, natação, hipismo, corrida e tiro. Utilizando um sistema de pontos, o atleta que acumular maior pontuação nas cinco modalidades é o vencedor.

YaneMarques_Copa2_Corrid

Tiro Esportivo

Presente nos Jogos Olímpicos desde a primeira edição, o tiro esportivo é uma modalidade onde o atirador deve acertar o alvo e, quanto mais próximo ao centro, maior número de pontos ele acumula.

tiro-esportivo-2_pistola_gettyimages-780x585