Piores alimentos para consumir à noite

Por Patricia Machado em 03/09/2015

Assaltar a geladeira à noite depois de um extenuante dia de trabalho é um hábito comum. Afinal, a liberdade de comer o que desejar diminui a ansiedade e nos deixa mais calmos. Mas esse hábito nem sempre é saudável, já que alguns alimentos comprometem o bem-estar do corpo quando consumidos à noite.

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“A maioria das pessoas chega morrendo de fome em casa e busca a sensação de saciedade momentânea. Isso aumenta a probabilidade de que ela coma alimentos de má qualidade e que não serão capazes de repor os nutrientes do corpo”, explica a nutricionista funcional Thaianna Velasco, da Clínica Helena Costa. “Isso faz com que a pessoa apenas consuma calorias”, completa.

O processo digestivo é complexo. Por isso, quando consumimos algo muito pesado e de difícil digestão à noite, transferimos a energia do sono para o processo de digestão, atrapalhando a noite de descanso.

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“A digestão precisa de muita energia e de uma alta demanda de fluxo sanguíneo”, diz a nutricionista. “Essa esforço atrapalha o sono e gera desconfortos como dor abdominal, azia, refluxo e queimação”, completa.

TIRE DA GELADEIRA

Bacon

Para que a sua alimentação noturna traga benefícios para o corpo, evite alimentos ácidos, gordurosos, frituras, estimulantes e carboidratos que tenham alto índice glicêmico. Além disso, procure comer até duas horas antes de ir dormir.

Veja o que deve ser cortado da listinha no jantar:

  • Carne vermelha
  • Bacon
  • Queijos muito gordurosos
  • Pão branco
  • Batata inglesa
  • Açúcar
  • Macarrão
  • Sucos muito concentrados
  • Chocolates que tenham açúcar
  • Café
  • Chá verde
  • Refrigerante
  • Bebida alcoólica

COLOQUE NO CARDÁPIO

vegetais

Para se sentir satisfeito e manter a saúde em dia, dê preferência a alimentos de baixo índice glicêmico, ricos em fibras e que contenham proteína de fácil digestão. Confira a lista do que deve ser consumido na hora do jantar:

  • Batata doce
  • Abacate
  • Morango
  • Folhas
  • Vegetais
  • Cereais
  • Linhaça
  • Frango (de preferência o peito)
  • Peixe

O cardápio certo pode trazer vários benefícios para o corpo, além de colaborar para o desempenho pessoal e profissional. “Uma alimentação saudável permite um sono reparador. Isso fará com que as pessoas tenham melhores rendimentos na escola e no trabalho”, afirma Thaianna.