Pesquisa explica por que as pessoas ficam rabugentas ao viajarem de avião

Por Patricia Machado em 17/06/2016

Viajar de avião nem sempre é confortável. Por isso, muitos passageiros acabam se tornando rabugentos e ranzinzas. Uma nova pesquisa realizada pela Harvard Business School, nos Estados Unidos, descobriu o que é capaz de causar essas sensações nos passageiros. A partir de agora, comece a culpar a primeira classe.

+ Dicas para driblar o medo de viajar de avião

+ Brasileiros preferem investir em viagens do que em bens materiais

Liderados pelo psicólogo Michael I. Norton, o time de cientistas analisou dados que revelavam o número de vezes que os passageiros tiveram um ataque de raiva ou nervosismo no avião nos últimos anos. As estatísticas revelaram que isso acontecia cerca de quatro vezes mais em aeronaves que tinham a primeira classe e que eram os passageiros da classe econômica que ficavam mais irritados durante a viagem.

Os pesquisadores concluíram que ao ter que passar pela primeira classe para chegar aos assentos da classe econômica, os passageiros ficavam com a sensação de que não poderiam desfrutar de tal luxo e isso faria com eles ficassem rabugentos.

A isso, somava-se o fato de que os passageiros da classe econômica sempre acabavam esperando mais para conseguirem embarcar, uma vez que a primeira classe tem preferência. Por causa disso, 84% dos ataques de raiva e nervosismo que acontecem a bordo de avião ocorrem na classe econômica.

Michael contou ao Harvard Gazette que, apesar dessa descoberta, não significa que esses ataques de nervosismo não podem acontecer na parte luxuosa do avião. Ele explica que as pessoas da primeira classe tendem a ter muitas expectativas sobre a experiência de viajar ali e, quando ficam frustradas, elas também ficam rabugentas.

Foto: Thinkstock