Pesquisa descobre que pessoas com QI alto vivem mais

Por Patricia Machado em 14/01/2016

Um estudo realizado no Reino Unido descobriu um dado bastante curioso: pessoas que possuem alto QI (Quociente de Inteligência) têm chance de viver por mais tempo.

+ Preocupações consomem quase 5 anos de vida, diz pesquisa

+ Cinco dicas para vencer a timidez

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores das universidades de Edimburgo e Aberdeen analisaram os dados de duas mil pessoas que participaram do teste Scottish Mental Surveys, que tinha o objetivo de descobrir o nível de inteligência.

Esse teste foi aplicado em 1932 e todas as crianças com 11 anos de idade e que viviam na Escócia foram obrigadas a participar. Os cientistas cruzaram as informações relacionadas ao resultado do teste e ao tempo de vida dos participantes.

+ Coisas que você deve fazer antes dos 25 anos para não se preocupar com dinheiro mais tarde

O estudo descobriu que as pessoas que tinham um QI de 115 tinham 21% de chance de viver até os 76 anos, quando comparadas com aquelas que atingiram a nota 100 na avaliação. Outra curiosidade apontada pela pesquisa é que mesmo quando os fatores econômicos e sociais foram levantados e analisados, as crianças com maior QI acabaram se dando melhor.

Uma das hipóteses levantadas para isso é o fato de que pessoas mais inteligentes são mais cuidadosas e saudáveis. Isso significa que elas colocam o cinto quando estão dirigindo, têm uma dieta mais saudável, evitam cigarro e se exercitam com mais frequência.

Se você também quer viver mais e ser mais saudável, clique aqui para conhecer alguns hábitos simples que podem mudar a sua vida.

Via ScienceAlert / Foto: Arquivo – Apontador