Pais ansiosos podem causar ansiedade nos filhos, diz estudo

Por Pedro Katchborian em 13/05/2015

Crescer em um ambiente com pessoas ansiosas pode causar ansiedade. Pelo menos é o que aponta um estudo feito por Thalia X. Eley e seus colegas da King’s College, em Londres, na Inglaterra.

Os pesquisadores usaram dados de um estudo sueco chamado Gêmeos e Seus descendentes, que reuniu 397 famílias com gêmeos monozigóticos (idênticos) e 489 famílias com gêmeos dizigóticos (não idênticos).

Os sintomas de ansiedade foram medidos de acordo com o checklist de comportamento infantil, um formulário para identificar o comportamentos de pessoas de 6 a 18 anos.

Para saber como a ansiedade se desenvolve dentro de uma família, foi utilizado um método chamado modelagem de equações estruturais, que serve para quantificar efeitos não-genéticos que fazem membros de uma família similares uns aos outros, e os efeitos ambientais não compartilhados, que tornam membros de uma família diferentes uns do outro.

Toda essa parte complicada da pesquisa chegou a uma interessante conclusão: as crianças tendem a desenvolver a ansiedade de acordo com o ambiente em que vivem. Ou seja, se têm pais ansiosos, são grandes as chances de se tornarem ansiosas também. Segundo o estudo, não foram achados traços genéticos para a transmissão desse comportamento. Veja aqui mais detalhes sobre a pesquisa.