Os seus amigos são mais felizes que você, diz pesquisa

Por Patricia Machado em 24/02/2016

Você já sentiu uma pontinha de inveja ao olhar as fotos dos seus amigos nas redes sociais? A maioria de nós já. Afinal, é quase inevitável não comparar a sua vida com as demais ao ver posts esbanjando alegria, glamour e sucesso, não é mesmo? Bom, se você tem esse hábito, aqui vai uma má notícia: os seus amigos são mesmo mais felizes do que você.

+ Quantas amizades verdadeiras você tem na sua rede social? Uma nova pesquisa tem a resposta

+ Ter amigos é tão importante para a saúde quanto dietas e exercícios

Quem traz essa conclusão é um estudo realizado por pesquisadores das universidades de Indiana, Nova York e Wageningen. De acordo com os cientistas, isso acontece porque existe algo chamado paradoxo da felicidade, que nada mais é do que comparar o seu nível de felicidade com a alegria das pessoas ao seu redor e descobrir que você é mais infeliz do que os seus amigos.

Para conseguir realizar o estudo, o time de pesquisadores usou a rede social Twitter. Eles analisaram três mil tweets de mais de 39 mil usuários com ajuda de algorítimos que eram capazes de reconhecer os sentimentos e o humor dos usuários.

+ Os famosos mais sem noção nas redes sociais

Após essa fase, os cientistas deveriam determinar o grau de felicidade das pessoas. Dessa maneira, quanto mais tweets negativos foram publicados por uma pessoa, menor seria o seu nível de felicidade em relação a quem postou apenas tweets positivos.

Ao analisarem os dados e cruzarem as informações, os pesquisadores descobriram que a presença de poucas pessoas extremamente felizes e populares conseguia aumentar a média geral de infelicidade nas redes sociais. Isso fez com que eles concluíssem que os seus amigos são sim mais felizes que você.

Via Wired