Os melhores alimentos para consumir no verão

Por Patricia Machado em 03/12/2015

Os dias quentes chegaram mais cedo. Antes mesmo do verão começar, as cidades brasileiras já registram altas temperaturas. E, com a chegada do calor, é preciso estar atento a alguns problemas de saúde típicos da estação.

“O principal problema é a desidratação, que quando não tratada pode levar à morte. Além disso, como as temperaturas sobem, é comum armazenar os alimentos e produtos de maneira errada. Isso irá causar doenças gastrointestinais”, alerta a nutricionista Isabelle Zanoni, colaboradora da Associação Paulista de Nutrição.

+ 10 passos para entrar em forma até o verão

+ Piores alimentos para consumir à noite

No verão as pessoas costumam consumir alimentos muito gordurosos como petiscos e carnes condimentadas. O problema é que isso faz com que o processo digestivo seja mais lento. Outro alimento muito consumido nessa estação é o sorvete. “Sorvetes de massa costumam ser gordurosos e calóricos. Prefira sorvetes naturais, à base de água e sem conservantes”, orienta a nutricionista.

E, por mais que o calor peça uma cervejinha bem gelada, as bebidas alcoólicas devem ser evitadas porque elas aumentam o risco de desidratação. “Para se manter hidratado, o ideal é beber chás naturais que não tenham efeito diurético, água, sucos e água de coco”, afirma Isabelle.

+ Alimentos que reduzem a gula

Para manter a saúde durante o verão, é recomendável o consumo de frutas, legumes e verduras. Eles irão fornecer fibras, vitaminas e minerais ao corpo. Já para quem quer manter o bronzeado conquistado com as altas temperaturas, a dica é apostar em alimentos que tenham carotenoides.

“Os carotenoides produzem componentes importantes para acelerar o processo de bronzeamento porque eles potencializam o efeito da melanina, que é responsável pela pigmentação da pele e proteção contra os raios solares”, explica a nutricionista.

+ Alimentos que ajudam a reduzir a gordura abdominal

Os carotenoides podem ser encontrados no fígado, leite, ovos, óleo de peixe, vegetais, folhas verde escura, legumes e frutas amarelados e verde escura. Por isso, inclua na lista de alimentos para consumir no verão:

  • Fígado
  • Manteiga
  • Queijo não gorduroso
  • Leite integral
  • Gema de ovo
  • Peixe
  • Manga
  • Mamão
  • Caju
  • Goiaba
  • Cenoura
  • Milho
  • Batata doce
  • Abóbora
  • Morango
  • Couve
  • Espinafre
  • Brócolis
  • Folhas de beterraba
  • Chicória
  • Alface
  • Agrião