Não há diferença entre o cérebro feminino e masculino, diz estudo

Por Pedro Katchborian em 02/12/2015

Pesquisadores de Israel, Alemanha e Suíça descobriram que não há qualquer diferença entre os cérebros de mulheres e homens. Na verdade, a maioria das pessoas tem uma mistura de características cerebrais categorizadas como masculinas ou femininas.

+ Cientistas identificam onde está a felicidade no cérebro

O estudo alega que caso existisse essa diferença, pessoas não iam ter essa mistura de características — cada um ia ter somente características de homens ou mulheres. A conclusão foi tirada após a análise dos cérebros de 1400 pessoas de 13 a 85 anos em termo de massa cinzenta, conexões e massa branca. Apesar de algumas características serem mais comuns em cérebros femininos, e outras em masculinos, a maioria das pessoas tem uma mistura dos dois.

brainsheader

O entendimento da diferença entre os sexos é complicado e debatido amplamente pela ciência. Outros estudos indicaram que homens e mulheres poderiam ter diferentes proporções de massa branca e cinzenta.

“Nossos estudos demonstram que os cérebros não podem ser categorizados entre duas classes diferentes de cérebro masculino/feminino. Nós devemos mudar o pensamento de dividi-los em duas classes e apreciar a variabilidade do cérebro humano”, dizem os autores da pesquisa mais recente.