Mulheres precisam de mais horas de sono do que os homens, diz pesquisa

Por Pedro Katchborian em 19/04/2016

Pesquisadores agora têm evidências de que as mulheres precisam de mais horas de sono do que os homens. Segundo os cientistas, essa disparidade é causada pelo efeito — muito mais cruel — que a privação do sono tem nas mulheres.

+ Vídeo mostra o que acontece com o nosso corpo quando não dormimos direito 

A pesquisa foi conduzida pelas universidades de Cambrigde e Hull, no Reino Unido. No estudo, foram analisados 34 participantes masculinos e femininos. Os padrões de sono de cada um foram alterados, para que eles fossem para a cama em diferentes horários e acordassem também em horários fora dos convencionais.

Os voluntários foram questionados sobre o quão cansados estavam e faziam testes cognitivos. As mulheres tiveram um desempenho pior, o que sugere que a privação dono afeta mais os hormônios femininos do que masculinos.

Esse não é o primeiro estudo do tipo: no último mês, uma pesquisa da Loughborogh University Sleep Research Centre já havia publicado descobertas parecidas. “Para as mulheres, dormir pouco é associado com altos níveis de estresse e mais sentimentos de hostilidade e depressão”, disse Professor Jim Horne, líder do estudo.

Via Metro