As melhores atividades físicas para cachorros

Por Thomas Coelho em 14/05/2015

Se engana quem pensa que é possível ter um cachorro e não precisar fazer exercícios com ele. Ao adotar um animal, você se compromete a dar as melhores condições a ele, e isso inclui a cuidar também da sua saúde.

+ Os melhores filmes com cachorros

A atividade física é essencial para a saúde do seu companheiro, assim como é para nós. Através dela, o seu cãozinho fica livre do estresse, tem grandes chances de viver por mais tempo e fortalece a união com seu dono. E, por incrível que pareça, o passeio não é a única opção de atividade que você pode realizar com seu cachorro. Há outras alternativas que podem ser bem interessantes e proporcionar momentos muito divertidos.

Confira as melhores opções de exercícios para seu cachorro!

Caminhada

A mais comum e indicada para todas as raças. Fazer caminhadas com seu cachorro é essencial e, dependendo da raça, necessária. Esse tipo de atividade física é indicada de 1 a 3 vezes por dia. O tempo do passeio também vai variar, mas quanto mais enérgico seu cachorro for, mais ele deve caminhar. No geral, as caminhadas não costumam durar mais que 45 minutos.

Corrida

Os cachorros se tornaram os principais companheiros dos seus donos na hora da corrida. A prática é mais comum para cães de grande porte, sendo bastante saudável, pois fortalece os músculos. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados. Comece devagar, intercalando caminhada e corrida. Faça pausas para hidratação e procure realizar a atividade em um piso adequado.

Bicicleta

Nesse caso, quem estará pedalando será o dono e o cão vai apenas acompanhando, correndo ao lado. As indicações são as mesmas para a corrida, no entanto, é preciso estar mais atento, porque a atividade será mais intensa para o cachorro. Faça pausas frequentes e procure um lugar com poucos carros.

Lançamento de objetos (frisbee, bola, etc.)

Sim, essas brincadeiras também fazem muito bem à saúde do seu cãozinho. Ideal para as raças mais velozes, você só tem que utilizar o bom senso – ou seja, quando o cachorro estiver bem cansado, é hora de parar. A brincadeira é excelente para queimar calorias e fortalece os músculos.

FlyBall

Para quem não sabe, o flyball é aquela corrida com obstáculos que alguns cães fazem em campeonatos. A prática também é muito saudável para o cachorro, pois trabalha todos os membros. O ideal é que no começo o dono faça o percurso junto com o cachorro, utilizando com barreiras pequenas.

Futebol

É isso aí, você e seu cachorro podem jogar futebol juntos e isso vai beneficiar a saúde de ambos. Ideal para qualquer raça, a famosa brincadeira de “bobinho” vai fazer com que ele canse bem e trabalhe os músculos.