Exercícios físicos podem reduzir os sintomas da menopausa, diz estudo

Por Patricia Machado em 01/02/2016

Entre os 45 e 50 anos de idade, a mulher costuma atingir a menopausa. Isso significa que os ovários envelhecem e param de produzir os hormônios sexuais. A partir dessa fase, a mulher não poderá mais engravidar.

Dentre os principais sintomas durante esse período estão ondas de calor, insônia, irritação e depressão, o que costuma incomodar a maioria das mulheres.

+ Os benefícios das lutas para as mulheres

+ Site une quem quer companhia para se exercitar – e ainda garante uma renda extra

De acordo com as conclusões de um novo estudo realizado por pesquisadores da América do Sul e Central, mulheres sedentárias têm e sentem mais os sintomas da menopausa do que aquelas que praticam uma atividade física.

Para chegar a essa descoberta, os cientistas entrevistaram mais de 3.500 mulheres que moravam em várias cidades do continente americano. Eles perguntaram quais eram os principais sintomas que marcavam a menopausa. Depois, eles questionaram quantas vezes por semana elas praticavam 30 minutos de exercícios como caminhada, corrida, bicicleta ou natação.

+ Dicas para praticar exercícios sozinho

Após fazer uma análise dos dados, os pesquisadores descobriram que as mulheres sedentárias – que se exercitavam menos de três vezes por semana – tinham 28% de chance de ter os sintomas da menopausa mais acentuados do que quando comparadas com aquelas que se exercitavam com frequência. Além disso, as mulheres sedentárias também tinham 52% de chance de serem obesas no futuro.

Via CNN