Exames essenciais para quem quer começar uma atividade física

Por Patricia Machado em 07/08/2015

O inverno ainda não acabou, mas as previsões já indicam que o verão será bem quente. E como todo mundo quer estar em forma para aproveitar as praias, piscinas e parques, é comum começar a pensar no projeto verão desde já, o que significa iniciar a prática de exercícios físicos para perder os quilinhos extras adquiridos durante o inverno.

+ Spas para emagrecer no Brasil

+ Famosos que impressionaram com suas transformações físicas

Mas antes de colocar o tênis no pé e sair correndo por aí, é importante fazer uma avaliação física que inclui passar por alguns exames e consultas médicas. Pessoas que apresentam problemas cardíacos, tontura, dor no peito, cansaço ou têm mais de 50 anos devem ter atenção redobrada.

Desde 2013, deixou de ser obrigatória a apresentação de atestado médico para se matricular em academias de ginástica. Atualmente, a avaliação é substituída pelo Questionário de Prontidão para Atividades Físicas, através do qual a pessoa deve responder uma série de perguntas sobre a sua saúde.

+ Dieta sem glúten: a nova promessa para quem quer emagrecer

A mudança na lei ainda é questionada por muitos médicos. Apesar de facilitar o início da atividade física, pode colocar a saúde de muitas pessoas em risco. Por isso, antes de começar a se exercitar, é indicado que o próprio aluno se encarregue de procurar um nutricionista, um ortopedista e um cardiologista para uma avaliação. Assim, além de prevenir problemas futuros, será possível tirar melhor proveito dos treinos. Confira a lista de exames médicos e laboratoriais essenciais para quem quer começar a se exercitar:

  • Exames laboratoriais (hemograma completo, sódio, potássio, ácido úrico, creatinina, glicemia, TGP, TGO, colesterol total, LDL colesterol, HDL colesterol, triglicérides, TSH, CPK, ferritina)
  • Eletrocardiograma
  • Teste Ergoespirométrico
  • Bioimpedância
  • Raio x da articulação
  • Ultrassom diagnóstico da articulação

Com informações do programa EU Atleta