Erros imperdoáveis na hora de escrever um currículo

Por Patricia Machado em 01/09/2015

Um currículo bem feito pode fazer toda a diferença. Ele será o primeiro contato do candidato com o empregador. Além disso, esse documento básico pode garantir a sua permanência no processo seletivo, porque mesmo um candidato qualificado pode ser desclassificado, caso o seu currículo não seja atrativo para os recrutadores.

O Apontador listou alguns erros que podem eliminar um candidato de um processo seletivo. Confira, anote e não cometa nenhum deles na sua próxima oportunidade de emprego:

  • Não se autopromova

A rede profissional LinkedIn divulgou em 2014 as palavras mais usadas nos currículos brasileiros. Segundo a plataforma, responsável, estratégico e criativo são os termos prediletos. Essa autopromoção pode, em alguns casos, ser um clichê. Uma dica é destacar objetivamente as conquistas obtidas durante a carreira e pegar leve nos adjetivos.

  • Não minta

Mentir no currículo é um erro fatal. Durante uma entrevista, o candidato pode ter que fazer entrevistas em outra língua, por exemplo, e ficará feio se o seu nível de proficiência não for o mesmo indicado no currículo.

  • Não faça currículos grandes

O bom currículo deve ser conciso, objetivo e prático. Consultores de RH garantem que até três páginas são suficientes para explicar a trajetória profissional e qualidades do candidato.

+ Truques de linguagem corporal para causar uma boa primeira impressão

  • Não seja criativo demais na diagramação

O texto de um currículo deve ser claro, as letras devem ter um tamanho legível e apenas na cor preta. A revista Cosmopolitan publicou recentemente que é um erro escolher a fonte Times New Roman. A publicação disse que a escolha da tipografia revela que o candidato não foi atento durante a preparação do currículo.

  • Não cometa erros de português

Apresentar um currículo fora da norma culta da língua é capaz de descartar um candidato. Uma dica é revisar o texto do documento e estar atento às normas gramaticais.

+ Dicas e lugares para procurar emprego ou estágio

  • Evite colocar a pretensão salarial

Indicar a pretensão salarial no currículo pode eliminar o candidato de um processo seletivo. Só inclua essa informação quando for solicitado.