Life Style

Dicas para organizar a mala de viagens

Dicas para organizar a mala de viagens

logo_allianz

Uma das principais preocupações na hora de viajar é a mala. Além de pensar nos itens essenciais, também é preciso arranjar uma forma de otimizar as roupas que aliam seu estilo pessoal à estação do destino.

Na teoria, todos sabemos que menos é mais na hora de fazer as malas, mas nem sempre isso acaba acontecendo. No final, aquele velho ditado português “antes sobrar do que faltar” prevalece, e nós acabamos levando muito mais do que realmente é necessário.

+ Países que exigem o seguro viagem

Quando falamos em viagens de avião, aí fica mais complicado ainda: o planejamento precisa ser bem executado, já que as medidas de bagagem e peso precisam ser respeitados para que você não comece a viagem desembolsando um dinheiro desnecessário devido ao excesso de bagagem.

Confira algumas regras essenciais para organizar as malas:

Peso e medidas

A maioria da empresas aéreas permite que cada passageiro leve duas malas com, no máximo, 23kg cada. Isso em voos nacionais e na América do Sul. Em voos internacionais também são permitidas duas malas mas, neste caso, de até 32kg cada. A soma das dimensões da mala (comprimento+altura+largura) não pode ultrapassar 158 centímetros. Porém, isso pode variar de acordo com cada companhia aérea – o indicado é checar as especificações de cada uma antes de viajar.

Uma dica importante é nunca viajar com as malas no limite de peso, principalmente se o destino da sua viagem for bom para compras. Afinal, a gente sempre acaba comprando uma lembrancinha, não é mesmo!?

Bagagem de mão

As companhias aéreas definem rigidamente a quantidade, as dimensões e o peso da bagagem de mão. É sempre indicado consultar o site da empresa com a qual irá viajar para evitar surpresas. Normalmente, as dimensões costumam ser de 55cm x 40cm x 20cm com, no máximo, 10kg.

É preciso ter atenção também com os itens que serão carregados na bagagem de mão:

  • Líquidos (como shampoos, condicionadores, cremes, perfumes, bebidas) precisam ser transportados em recipientes de plástico com o volume máximo de 100 ml. Todos os recipientes devem caber num saco de plástico transparente com capacidade de 1 litro. Dos limites descritos, aplicam-se apenas duas exceções: transporte de alimentos lácteos para bebês e medicamentos necessários durante o voo.
  • Algumas companhias multam seus passageiros por ultrapassarem os limites de dimensões da bagagem de mão ou peso. Por isso, é preciso seguir exatamente as determinações.
  • Spray de cabelo e objetos pontiagudos, como cortadores de cutícula, tesouras, facas, canivetes, estiletes, além de fósforos e isqueiros, não são permitidos na bagagem de mão.

Muitas companhias aéreas permitem o transporte de objetos adicionais, que podem ser levados a bordo do avião, junto com a bagagem de mão:

  • Bolsa com notebook (eventualmente contendo o carregador e o mouse).
  • Máquina fotográfica (à parte, numa bolsa com o equipamento fotográfico, ou na bolsa com a bagagem de mão).
  • Aparelhos eletrônicos pequenos, como telefone, mp3 e tablet.
  • Guarda-chuva.
  • Sobretudo, casaco, jaqueta.
  • Materiais de leitura.
  • Bolsas femininas.

Também é importante ser prevenido e ter uma muda de roupas na sua bagagem de mão, além dos remédios que você precisa. Assim, caso sua bagagem seja extraviada ou aconteça algum problema com o voo, você não terá maiores problemas.

Na pior das hipóteses, caso sua bagagem seja extraviada, os seguros de viagem também cobrem casos como esse. A Allianz Assistance, por exemplo, ajuda na localização da bagagem junto à companhia aérea, para que você possa curtir sua viagem, sem ficar acompanhando o status com a cia. Caso seja atestado o extravio total da bagagem, você recebe uma indenização tanto da companhia aérea quanto da seguradora, de acordo com a cobertura do plano contratado, porém vale ressaltar que o valor somente será ressarcido na sua volta ao Brasil.

Identificação

Suas bagagens precisam de uma identificação apropriada. Compre plaquinhas ou etiquetas e personalize a sua com seu nome e dados de contato. Coloque uma fita colorida ou adesivos para facilitar a visualização na esteira dos aeroportos.

Clima e temperatura

Antes de fazer sua mala, é muitíssimo importante pesquisar sobre o clima do destino. Assim, você evita passar frio/calor.

Roupas e sapatos

De acordo com a sua pesquisa sobre o clima, separe peças-chave, de cores neutras, de preferência. Dependo do destino, é possível levar somente um casaco ou sobretudo – no caso de estar frio – pois, ao chegar, você pode aproveitar para renovar seu armário de inverno, já que alguns itens são bem mais em conta no exterior.

Separe os sapatos em saquinhos para melhorar a organização. Jeans, sarja ou peças de lã devem ser os primeiros a entrar na mala, pois amassam menos. As peças de tecidos mais leves devem ficar em cima.

Organize assim: primeiro as calças e bermudas, vestidos (esticados e dobrados), camisetas (dobradas e enroladas cabem nos espaços laterais da mala, economizando espaço) e as roupas íntimas (coloque-as em saquinhos para facilitar na hora de procurá-las ou no bolso interno dentro da mala).

Confira um vídeo que mostra como dobrar e organizar as peças, sem que fiquem amassadas:

Mais em Life Style

father and son on sunset beach

Sete dicas de presentes para o Dia dos Pais

Carolina Romanini09/08/2016
rio de janeiro - thinkstock

Gírias cariocas para entender o “carioquês”

Patricia Machado06/07/2016
coisas típicas de carioca

Seis símbolos da cultura carioca

Mariana Lucas06/07/2016
Mulheres jovens sao menos propensas a negociar ofertas de trabalho

Pesquisa: Mulheres mais jovens são menos propensas a negociar ofertas de trabalho

Camila Natalo01/07/2016
Mulheres com decote tem 19 vezes mais chances de sucesso em entrevistas de emprego

Mulheres com decote têm 19 vezes mais chances de sucesso em entrevistas de emprego

Camila Natalo29/06/2016
cinquentona com corpo escultura - capa - reproducao

Cinquentona impressiona com corpo escultural

Patricia Machado27/06/2016
garoto triste e isolado - thinkstock

Ausência do pai é prejudicial na criação de meninos e pode levar ao suicídio, diz especialista

Mariana Castro24/06/2016
aperto de mao

Fraco aperto de mão dos jovens pode resultar em desemprego, diz pesquisa

Patricia Machado23/06/2016
Fisiculturista mais velha do mundo completa 80 anos e revela segredos para se manter em forma

Fisiculturista mais velha do mundo completa 80 anos e revela segredos para se manter em forma

Camila Natalo20/06/2016
Latam Divulga

LinkedIn divulga lista das empresas mais procuradas para trabalhar no Brasil

Redação Apontador20/06/2016
pessoas rabugentas ao andar de aviao - Thinkstock

Pesquisa explica por que as pessoas ficam rabugentas ao viajarem de avião

Patricia Machado17/06/2016
Como aproveitar as comidas tipicas da epoca sem brigar com a balanca

Como aproveitar as comidas típicas da época sem brigar com a balança

Camila Natalo17/06/2016
felicidade humor

Pesquisa descobre que não é possível comprar a felicidade

Patricia Machado10/06/2016
Coque no cabelo pode ser a razao da solteirice de certos homens

Coque no cabelo pode ser a razão da solteirice de muitos homens

Camila Natalo08/06/2016
Suecia

Suécia é eleito o país que mais contribui para a humanidade

Patricia Machado06/06/2016