Dicas para estimular a sua criatividade

Por Patricia Machado em 16/09/2015

Você já teve que começar um novo projeto e ficou olhando por alguns minutos (ou horas) uma folha em branco em busca de uma magnífica ideia? Ou ficou digitando, apagando, digitando e apagando tudo o que escrevia porque não conseguia gostar de nada? Pois é, a falta de criatividade já aterrorizou muita gente.

+ Erros imperdoáveis na hora de escrever um currículo

Para te ajudar a sair de situações em que é preciso resolver um grande problema ou ultrapassar um obstáculo de forma criativa, a revista americana Inc reuniu algumas dicas infalíveis para estimular a sua criatividade. Dê uma olhada e comece a colocar algumas delas em prática:

  • Tome uma cerveja

A ideia pode parecer estranha, mas ela tem um embasamento científico. Um estudo publicado na revista acadêmica Consciousness and Cognition concluiu que pessoas que tomaram um drink como vodca com suco de cranberry, por exemplo, conseguiram resolver enigmas e desafios em menos tempo e de uma maneira mais criativa do que as pessoas que não haviam consumido bebida alcóolica. Por isso, para ser inovador e criativo, procure tomar um drink. Mas atenção: beba com moderação, afinal, você ainda terá muito trabalho pela frente.

cheers-839865_1280

  • Fique longe do computador

Lápis e papel podem parecer bregas e fora de moda, mas se você quer a sua criatividade de volta, este é o caminho. Quando estiver sem ideias, experimente deixar a tecnologia de lado e comece a usar lápis e papel para escrever o que lhe vier a cabeça. Isso permite que você fuja das distrações do computador, não fique preso às funções do teclado e se sinta mais livre.

  • Jogue Super Mario

É isso mesmo! Depois de ler essa reportagem, você pode correr para o vídeo game. De acordo com pesquisadores da Penn State University, jogar video game faz com que as pessoas se sintam enérgicas e positivas, o que faz com que a sua criatividade aumente. Quem diria que Mario e Luigi tinham um propósito maior do que resgatar a princesa Peach, hein!?

  • Acredite em contradições

Você acredita que podemos nos sentir felizes e tristes ao mesmo tempo? Pesquisadores da Universidade de Northwestern sugerem que isso é possível e que também é o caminho para a criatividade.

Um estudo publicado por eles revelou que pessoas que conseguiam lembrar do momento mais feliz de suas vidas, mas que imediatamente franziam a testa e ficavam chateadas, conseguiam pensar de forma mais expansiva e ampla.

Baseado nisso, o estudo concluiu que pessoas que tentam pensar de maneira diferente daquela que sempre agiram são menos propensas a repetir padrões e, portanto, têm mais chances de serem criativas no dia a dia.

  • Pense fora da caixa (literalmente)

Uma das frases mais clichês quando o assunto é criatividade é “pensar fora da caixa”. Mas um estudo publicado na revista Psychological Science mostra que ficar fora de uma caixa, literalmente, pode ser uma tática para impulsionar a criatividade.

A pesquisa pediu para que alguns participantes respondessem um teste rápido. Alguns se sentaram dentro de caixas, enquanto outros ficaram sentados do lado de fora da caixa. Os cientistas perceberam que as pessoas que se sentaram do lado de fora da caixa foram mais criativas e atingiram melhores notas do que aquelas que estavam dentro do objeto. O motivo para isso está no fato de que os candidatos se sentiram presos fisicamente e “mentalmente” à caixa.

gato na caixa

Fotos: Pixabay