Dicas para comprar passagens aéreas mais baratas

Por Patricia Machado em 10/08/2015

logo_allianzComprar passagens aéreas baratas é um verdadeiro desafio. Quem já planejou uma viagem certamente já se viu na seguinte situação: abrindo inúmeros sites de viagem todos os dias em busca da melhor oferta.

+ Países que exigem seguro viagem

De acordo com as companhias de aviação, o dia da compra e o planejamento influenciam muito na hora de encontrar bilhetes aéreos a preços acessíveis ou com desconto. Portanto, pesquisar é fundamental. E todo esse esforço sempre vale a pena, porque viajar é sempre uma aventura repleta de descobertas e novidades.

Por isso, reunimos algumas dicas para você não perder tempo e embarcar na viagem dos seus sonhos economizando na compra das passagens. Confira:

  • Faça um planejamento

Planejar uma viagem é fundamental. Isso é importante desde a reserva de hotéis até a compra de passagens aéreas, já que os preços aumentam à medida que a data do voo se aproxima. Para conseguir as melhores tarifas, o ideal é comprar a passagem com pelo menos três meses de antecedência.

  • Utilize sites comparadores de preços

Sites que reúnem várias companhias aéreas são uma boa ferramenta de pesquisa. Alguns dos mais famosos são Decolar, Viajanet e Expedia. Mas, uma vez que você encontrar a tarifa mais em conta, vale a pena checar se existe um valor ainda mais baixo no site da companhia aérea. Muitas vezes, esses sites não incluem tarifas em promoção, que são divulgadas apenas nas páginas das companhias aéreas (leia mais abaixo).

  • Siga as companhias aéreas nas redes sociais

As companhias aéreas costumam fazer promoções relâmpago em seus sites e sempre divulgam isso em suas páginas nas redes sociais. Fique atento!

  • Veja quando é mais barato comprar a passagem

Ter flexibilidade de datas também é importante para conseguir passagens mais baratas. Às vezes, voltar um dia antes ou depois da data planejada ajuda na economia. Segundo um comunicado da Airlines Reporting Corporation publicado no final de 2014, terça-feira é o melhor dia para comprar uma passagem aérea.

O horário para comprar os bilhetes também faz diferença. Quem pesquisa passagens entre meia-noite e 5h costuma encontrar preços melhores do que quem realiza a mesma pesquisa ao longo do dia.

pesquisa - compras online

Pesquisar muito é a lição número um para planejar a viagem dos sonhos: tome nota de todos os preços e compare

  • Não espere por ofertas de último minuto

Foi-se o tempo em que comprar passagens no último segundo era sinônimo de desconto. Por isso, planeje a sua viagem e tenha tempo para fazer pesquisas.

  • Conheça outras companhias e rotas

Empresas aéreas menos conhecidas costumam ter preços mais acessíveis. Além disso, uma dica é procurar rotas alternativas. Às vezes, o trajeto da viagem pode demorar um pouco mais, mas, em alguns casos, a diferença de preço compensa.

  • Utilize milhas

O sistema de milhas permite que pessoas cadastradas em programas de fidelidade troquem o montante de pontos conquistados por um bilhete de viagem de avião. Para saber como acumular milhas, clique aqui e comece a planejar a sua viagem!