Dez dicas para dormir bem no calor

Por em 29/01/2016

Quando o calor chega com tudo, batendo recordes como neste verão, fica difícil ter disposição durante o dia. A hora de dormir também vira um martírio, já que as altas temperaturas podem deixar nosso corpo inquieto, impedindo que o sono atinja seus níveis mais profundos e fazendo com que você acorde muitas vezes durante a madrugada ou até mesmo nem consiga dormir.

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Listamos dez dicas que vão te ajudar a ter um sono mais agradável e tranquilo nessa época. Olha só:

Ambiente fresco

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Se você passa o dia trabalhando, chega tarde em casa, não tem ar-condicionado/umidificador/ventilador, mas tem alguém que fica em casa durante a sua ausência, peça para abrir as janelas e portas durante o dia para deixar o ambiente arejado. Assim, quando você chegar do trabalho, sua casa não estará parecendo o inferno na terra.

Evite bebidas estimulantes

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Evite ingerir bebidas como o chá verde e o café à noite. A cafeína, presente em altas doses nas duas bebidas, costuma agir durante 4 horas no organismo. O ideal é que seu último gole seja até umas 5h antes de dormir para não atrapalhar a qualidade do sono. 

Evite atividades estimulantes

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Evite atividades que exijam muita concentração ou que elevem o nível de ansiedade, como assistir filmes de ação ou suspense, fazer exercícios e ficar no celular perto do período de dormir.

Roupa leve e pés descobertos

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Use roupas frescas e leves para dormir. Se você costuma se cobrir com lençol, procure deixar ao menos os pés descobertos. 

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Lençóis de algodão ou linho

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Prefira lençóis de algodão ou linho, opções de tecidos mais leves. Os sintéticos costumam esquentar mais.

Banho antes de dormir

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Em época de racionamento, deixe para tomar banho antes de dormir. Uma ducha bem gelada ajuda a baixar a temperatura corporal e, por consequência, o calor.

Calor x Bichos voadores

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O calor também é a época em que os bichos voadores mais sinistros aparecem em casa. Porém, a maioria deles é atraída por algum foco de luz. Se você não quer perder o sono ou deixar de dormir para caçar um bicho desses, abra as janelas do seu quarto para dar uma ventilada no ambiente somente quando estiver indo dormir, com todas as luzes apagadas – inclusive a tela do celular.

Ajuda artificial

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Se você tem medo de deixar as janelas abertas, invista num ar-condicionado, umidificador ou ventilador. Mas fique atento à limpeza do filtro do ar-condicionado e mantenha o aparelho em temperatura agradável, em torno de 24 graus – menos que isso, você poderá ficar gripado. Como ele resseca o ar, é bom deixar uma bacia ou balde de água para umidificar o ambiente. 

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Umidifique o ambiente

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Se você não possui nenhum dos aparelhos acima, a dica é colocar um balde ou bacia de água no quarto para umidificar o ambiente. Pendurar uma toalha molhada na porta também funciona.

Durma de lado

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A posição de dormir também influencia no sono. Dormir de bruços, por exemplo, é a pior escolha, pois prejudica a respiração e causa problemas relacionados à postura e coluna. A melhor posição é de lado, com a cabeça reta e uma almofada entre as pernas.