Descubra os benefícios do cochilo

Por Patricia Machado em 15/07/2015

Depois do almoço é sempre aquela coisa: ficamos lutando contra o sono e sonhando com um cochilo para descansar nem que seja por alguns minutinhos. O que poucos sabem é que o cochilo traz inúmeros benefícios para o corpo e uma soneca no meio da tarde pode fazer com que você recupere as energias e volte revigorado para as suas tarefas.

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A digestão da refeição é o principal motivo para a sonolência depois do almoço. Durante a digestão, a circulação sanguínea se concentra na região visceral, por isso, o cérebro e o coração ficam carentes de abastecimento e passam a trabalhar em marcha lenta, causando a sensação de sono.

Pesquisadores da Allegheny College, na Pensilvânia, Estados Unidos, descobriram que o cochilo é capaz de diminuir a pressão sanguínea e reduzir o estresse. Para chegar a essa conclusão, 85 participantes foram divididos em dois grupos. Um deles deveria dormir por 45 minutos durante o dia, enquanto o outro permaneceria acordado.

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Depois dessa etapa, os participantes foram submetidos a testes de estresse e os cientistas do projeto aferiram a pressão arterial nesses momentos. Eles constataram que a pressão estava mais baixa entre a turma que havia repousado.

Já uma pesquisa feita pela NASA em pilotos comprovou que aqueles que cochilavam cerca de 20 minutos apresentavam um ganho de 34% na performance e 54% no estado de alerta, comparado aos que não praticavam a sesta. Além disso, um estudo conduzido pela Harvard Medical School mostrou que os dorminhocos do meio da tarde têm menos de chance de sofrer doenças coronárias.

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Para que alcançar os benefícios do cochilo, alguns cuidados precisam ser considerados. O tempo ideal para um cochilo é entre 20 e 30 minutos. Depois desse período, o sono começa a atingir estágios mais profundos e é comum que a pessoa tenha a sensação de estar mais cansada e lenta. Também é importante tirar a soneca entre às 12h e 14h para que o cochilo não atrapalhe o sono da noite.

Outro fator relevante é criar condições para uma soneca tranquila. Procure cochilar deitado ao invés de sentado e tire a soneca em locais com pouco barulho e claridade. Depois dessas dicas, você não precisará mais se sentir culpado ou envergonhado por querer tirar um cochilo no meio da tarde!

Com informações da Harvard Medical School