Conheça os benefícios da meditação e saiba onde aprender a técnica

Por Patricia Machado em 18/05/2015

A meditação consiste na prática de silenciar a mente. Durante uma sessão, há uma diminuição dos batimentos cardíacos e da respiração, mantendo o corpo mais calmo. Isso proporciona diversos benefícios ao corpo humano. A prática vem ganhando adeptos pelo mundo. Celebridades como Demi Moore, Gisele Bündchen e Alessandra Ambrósio usam a meditação para encontrar o equilíbrio interior.

De acordo com um estudo realizado pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, a meditação amplia as defesas do organismo, reduzindo a incidência de algumas doenças. Isso acontece porque durante a prática da meditação a enzima telomerase, que está ligada ao sistema imunológico, tem sua ação intensificada.

Além disso, quem pratica a meditação tem uma diminuição na frequência de alguns sintomas da insônia e depressão. Os exercícios também permitem o aumento da sensação de bem-estar e autoesima e servem de estímulo para a criatividade e memória.

Há vários tipo de meditação e elas podem ser aprendidas em aulas de ioga, por exemplo, ou cursos mais focados. Em um deles, por exemplo, o praticante deve ficar concentrado na própria respiração. É possível também encontrar aulas de meditação em que a pessoa fica deitada e aulas que se baseiam no uso de sons mântricos. As aulas podem ser frequentadas por pessoas de qualquer idade e algumas escolas dividem as aulas entre iniciantes e avançados.

Conheça algumas escolas especializadas na prática:

BELO HORIZONTE/MG

bh

 

PORTO ALEGRE/RS

porto alegre

 

RIO DE JANEIRO/RJ

rio de janeiro

 

SÃO PAULO/SP

são paulo