Como ser mais organizado: manual de dicas práticas

Por Thomas Coelho em 10/06/2015

Você é daquelas pessoas que tem o quarto todo bagunçado, não faz controle dos gastos e custa para achar aquela camisa que tanto gosta? É amigo, as coisas precisam mudar…

+ Roteiro para mochilar no Brasil

Parece chato, mas levar uma vida mais organizada pode causar um impacto positivo na sua rotina. Você pode gastar menos tempo para fazer as suas atividades, economizar dinheiro, aumentar as chances de um crescimento profissional, entre diversos outros benefícios. Além disso, boa parte das pessoas bagunceiras se incomoda com a própria bagunça.

A boa notícia é que não é tão difícil se tornar um pouco mais organizado. Duvida? Confira algumas dicas fáceis para melhorar a confusão!

Comece a anotar as coisas

O primeiro passo para a organização é anotar, praticamente, tudo. Lembretes, tarefas, compromissos… Se você começar a tomar notas, vai cumprir todas as suas pendências na data correta e não correrá o risco de deixar algo importante para trás. Hoje em dia existem diversos aplicativos para essa função, como o Evernote

checklist-310092_1280

Defina prioridades

Às vezes a bagunça é tanta que nem sabemos por onde começar. O ideal é que você consiga definir as prioridades em alta, média e baixa, e dê andamento à cada uma delas na sequência. Anote também a ordem das prioridades para não se confundir.

061

Crie uma rotina

Estabeleça uma rotina para resolver as suas tarefas diárias, desde arrumar o seu quarto até lavar a louça. Tente seguir o cronograma à risca. Você vai perceber que, dentro de um tempo, isso vai se tornar algo muito comum do seu dia a dia e a bagunça vai diminuir consideravelmente.

rotina2

Coloque sempre as coisas no lugar onde pegou

Pode parecer algo besta, mas acredite: isso faz toda a diferença. Se você colocar de volta seus objetos, roupas e acessórios no lugar onde os encontrou, já conseguirá aliviar consideravelmente a bagunça.

coluna-gi-arrumando-armario-03

Separe um lugar para guardar documentos e contas

Pode ser um armário, gaveta ou uma pasta, o importante é deixar um espaço reservado para documentos importantes, como passaportes, certidões, etc. Além disso, guarde também as contas que já foram pagas – com os respectivos comprovantes -, e as que ainda devem ser quitadas. Dessa maneira você terá um controle maior das suas despesas.

contas-documentos-como-organizar

Faça um balanço financeiro

Por acaso você sabe dizer, com exatidão, quais são as suas despesas mensais? Comece a anotar todas as suas formas de receita, despesas e, mês a mês, você terá um parâmetro para traçar as suas metas e economizar dinheiro. Um aplicativo que pode te ajudar com isso é a Mobills.

planejamento-financeiro