Como melhorar a postura e dor nas costas

Por Pedro Katchborian em 11/06/2015

Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) estimam que 80% da população sofre ou sofrerá algum tipo de dor nas costas na vida. As causas dessas dores são diversas, mas entre as principais delas estão a má postura, o sedentarismo e os problemas genéticos.

Você já sofreu ou sofre com o problema? Veja algumas dicas para melhorar a sua postura e diminuir a dor nas costas. Vale lembrar que, caso a dor seja recorrente, é sempre bom procurar um médico.

Sente-se direito

Boa parte das profissões modernas envolve ficar sentado horas a fio em frente ao computador. O problema é que até podemos sentar corretamente no início, mas ao longo das horas nossa postura vai piorando e tendemos a relaxar. Sentar-se da maneira correta é de extrema importância para evitar dores e melhorar a postura.

O mais indicado é encostar-se no apoio da cadeira, de maneira que os joelhos fiquem acima do quadril. Cadeiras com braços também podem ajudar a não forçar a coluna.

Sente-se direito, gatinho!

Pratique atividades físicas

Nada de sedentarismo! Atividades físicas fortalecem os músculos e aumentam a flexibilidade.

Faça exercícios!

Alongue-se

Ficar muito tempo sentado também pode complicar a sua dor nas costas. Procure levantar a cada 2 ou 3 horas, seja para pegar água ou ir ao banheiro. Esticar o corpo é essencial.

Alongue-se como este gato


Carregue peso da maneira correta

Há algumas dicas para carregar peso da maneira correta. A principal delas é: uma pessoa não deve levantar mais que 10% do seu próprio peso. Ou seja, quem pesa 80kg, não deve carregar mais que 8kg de uma vez. Outra boa dicaé distribuir o peso entre os braços e não levar tudo com uma única mão. Dessa maneira, as chances de lesão diminuem.

Pós-treino

Durma da maneira correta

Dormir de bruços faz mal para a coluna. Existem duas posições indicadas para não forçar a coluna: de frente ou virado de lado, esta última com um travesseiro entre os joelhos.

E não durma como este gato

Pratique yoga

Uma das práticas mais indicadas pelos médicos quando o problema é dor nas costas, a yoga pode fortalecer os músculos, trazer equilíbrio e aumentar a concentração, além de aprimorar a consciência corporal.

Confira alguns endereços de escolas para praticar yoga:

SÃO PAULO/SP

RIO DE JANEIRO/RJ

PORTO ALEGRE/RS

 

Via Hospital Israelita Albert Einstein