Como gastar menos internet no smartphone

Por Pedro Katchborian em 03/06/2015

“Olá, senhor fulano. A sua franquia de internet atingiu o limite máximo de 500MB. Para continuar com a sua velocidade, pague apenas R$1,99 por dia”. Quem nunca recebeu uma mensagem do tipo? Afinal, é cada vez mais comum usar a web pelo celular, o que faz com que nossos planos de dados acabem de maneira muito rápida.

Mas não está tudo perdido: você pode gastar menos internet lançando mão de alguns truques bem fáceis. Saiba quais são eles:

Evite vídeos!

Assistir vídeos no YouTube ou até mesmo se arriscar a ver Netflix com o plano de dados não é nada recomendado. Para se ter uma ideia, um filme de 1h30 do Netflix consome cerca de 225MB de dados. Ou seja, sua internet pode acabar em um dia – ou em algumas horas. Portanto, espere até encontrar uma conexão wi-fi.

no-videosfaixa_blog

Tome cuidado com os games

Há muitos games que consomem internet e você nem sabia. Às vezes, um inocente joguinho traz anúncios que precisam de web para aparecer, o que também gasta o seu plano de dados. Fique de olho!

faixa_blog

Prefira sempre o wi-fi

O Mandic Magic é um aplicativo que compartilha senhas de conexões wi-fi abertas de restaurantes, bibliotecas e outros endereços comerciais. Desse modo, você pode sempre procurar uma rede para não usar o seu 3G. Baixe-o aqui para Android, iOS e Windows Phone. Ah, e não se esqueça de desativar a sua franquia de dados quando estiver conectado à uma rede wireless.

mandic-magic-faixa_blog

Use um gerenciador de internet

Uma boa pedida para saber o que está acabando com os seus dados é o Onavo, um aplicativo grátis para iPhone e Android. Ele traz estatísticas completas dos gastos, além de comprimir algumas de suas páginas. Ou seja, ele vai oferecer imagens com menos qualidade, mas que carregarão muito mais rápido. Baixe-o aqui para Android ou clique aqui para iOS.

onavo

E o WhatsApp?

O WhatsApp é provavelmente o aplicativo que você mais utiliza no seu smartphone. Mas não é necessário se preocupar com ele: o app costuma gastar pouca internet, assim como checar e-mails e outras atividades básicas no seu dispositivo. Pode falar à vontade!

whatsapp