Como garantir uma renda extra em tempos de crise

Por Thomas Coelho em 28/05/2015

A economia não está nada legal, as despesas não param de aumentar e a situação financeira está apertada. Muitas pessoas vão se identificar com esse panorama, vivido atualmente por uma grande fatia da população brasileira. Com demissões em massa e empresas fechando a maioria das vagas, arrumar uma segunda fonte de renda tem se mostrado a melhor solução para muitas pessoas.

+ Dicas e lugares para arrumar um emprego ou estágio

Mas ai você pode se perguntar: se as empresas estão demitindo, como vou arrumar dois empregos? Atualmente existem diversas alternativas para ganhar uma graninha extra, sendo a grande maioria delas através de serviços que podem ser feitos por conta própria – até mesmo de casa, através da internet.

Está curioso? Confira algumas maneiras de ganhar um dinheiro extra e sair do vermelho!

  • Criar um blog

É fera em algum assunto e gostaria de compartilhar esse conhecimento? Talvez essa seja uma excelente e prazerosa alternativa para conseguir uma fonte de renda extra. O segredo é investir no marketing digital e, assim que seu blog tiver muitos acessos, vender espaços de publicidade nele. Quanto mais visitantes, mas anunciantes vão se interessar no seu canal.

  • Responder pesquisas

Pode parecer armação, mas responder pesquisas de empresas, dando sua opinião sincera sobre um determinado assunto, poderá lhe render uma retribuição em dinheiro. Você pode responder pesquisas em casa ou no trabalho e, quanto mais responder, mais dinheiro vai ganhar. Alguns sites de pesquisa são o MOBROGMundo de Opiniões e o Global Test Market.

  • Revender roupas e quitutes

Se você conhece bastante gente ou trabalha em uma grande empresa, revender roupas ou quitutes nos períodos livres pode ser uma boa opção. Utilizar o Facebook é uma excelente alternativa para potencializar a propaganda e, consequentemente, as vendas.

  • Escrever artigos ou livros

Gosta de escrever e tem um bom texto? Se sim, porque não escrever um artigo ou um livro? No site O Sabe Tudo, você pode publicar artigos sobre qualquer assunto e, dependendo do número de cliques, receber um retorno financeiro por isso. No caso do livro, o tempo investido pode valer a pena, pois você poderá ganhar uma porcentagem das vendas e o retorno financeiro pode durar um bom tempo.

  • Marketing de venda direta

Herbalife, Natura e Mary Kay são alguns exemplos de empresas das quais você pode virar um consultor e ganhar um dinheirinho extra. Vendendo os produtos e indicando novos consultores, você ganhará um retorno financeiro considerável.

  • Dar aulas

Se você é bom em algum assunto, por que não ensinar outras pessoas e ainda ganhar um dinheiro com isso? Pode ser algum idioma ou instrumento, enfim, algo que outras pessoas estejam interessadas em aprender e você se sinta à vontade para ensinar.

  • Digitar trabalhos

Pode parecer bobo, mas existem diversos universitários com trabalhos de faculdade até o último fio de cabelo precisando desse serviço. O truque é aprender de cor e salteado as regras da ABNT e adequar o trabalho dos estudantes às regras.

  • Passear com animais

Se você gosta de animais, vai dizer que esse não seria um trabalho para lá de divertido? Não tem segredo, basta levar o peludo para um longo passeio. De quebra, você ainda ganha um dinheirinho.

  • Imprimir arquivos

Se você tem uma impressora bacana em sua casa, uma alternativa é imprimir arquivos para seus colegas de trabalho ou faculdade, por um preço abaixo do mercado.