Como escolher suplementos dietéticos

Por Redação Apontador em 28/01/2016

Cada vez mais as pessoas procuram por estratégias rápidas para auxiliar no emagrecimento, sem ter que gastar muito dinheiro. Neste cenário, os suplementos dietéticos têm sido escolhidos por muitas pessoas interessadas na perda de peso. Mas, antes de selecionar o suplemento, é preciso muita atenção à composição e procedência dos produtos.

Isabel Andrade, nutricionista da Venutri, listou alguns itens que, quando alinhados à dieta equilibrada e prática de exercícios físicos, trazem bons resultados na eliminação de peso. Por terem na composição substâncias naturais, esses produtos aumentam a saciedade, minimizam a absorção de gordura e equilibram o funcionamento intestinal.

Saiba como escolher os melhores suplementos dietéticos a seguir:

Isolado, hidrolisado ou concentrado?

whey

Os suplementos proteicos, como whey protein, albumina, caseína, glutamina e colágeno, servem para diversas finalidades. Mas, em geral, são muito usados como complemento da alimentação. Depois de escolher a fonte proteica a ser consumida, é preciso definir o modo de absorção do suplemento.

Ser for concentrado, significa que além de conter a proteína, também vai incluir carboidrato e gordura. Já o isolado, terá alto grau de pureza da substância. Por exemplo: whey protein 100% isolado – só tem proteína naquela composição. O hidrolisado já está pronto para ser absorvido pela corrente sanguínea, sem precisar dos processos de digestão, que vai metabolizar o alimento.

Um suplemento pode ser isolado e hidrolisado ao mesmo tempo. Isso significa que o produto é formulado com uma concentração isolada de proteína de alta absorção. Mas cuidado: o excesso de proteína ou mesmo o modo de administrá-la, podem causar danos graves a saúde, pois sobrecarrega o sistema renal.

Levedo de cerveja

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Complementa a dieta. Como regula o intestino e tem alto poder nutricional, com ação energizante, pode ser indicado para aquelas pessoas que precisam emagrecer e seguem à risca os exercícios físicos recomendados nesta fase.

Óleo de cártamo

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Além de diminuir o apetite, atua na saciedade e na queima de gordura corporal. Também contém ácido linoleico, que retarda a liberação de gordura para as células. Por ter substâncias anti-inflamatórias, propicia menor retenção de líquido e melhoria na celulite.

Óleos de prímula, de coco e de linhaça

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Estas substâncias possuem ação termogênica, que aceleram o metabolismo e a queima de gordura. Em forma de cápsulas, elas devem ser tomadas diariamente e associadas a uma alimentação equilibrada.

Quitosana

quitosana

De origem animal, está presente no exoesqueleto dos crustáceos e funciona como uma fibra natural que auxilia no trânsito intestinal. Consequentemente, reduz a absorção de gorduras no intestino, impedindo assim que seja depositada no organismo.

Spirulina

spirulina

Estudos mostraram que seu uso, quando associado a uma dieta hipocalórica, pode inibir o apetite, proporcionando sensação de saciedade. Se ingerida em forma de cápsula, ela absorve água, aumentando o volume e ocupando maior espaço no estômago.

Consulte sempre um nutricionista para saber a hora certa de tomar qualquer tipo de suplemento. Clique aqui e encontre um profissional próximo de você.

(Por Lilian Rossetti)