Como cultivar uma hortinha em casa

Por Thomas Coelho em 25/06/2015

Já pensou em ter sempre produtos orgânicos e naturais à sua disposição? Pois é, isso é muito mais possível do que você imagina e, de quebra, você ainda vai economizar na conta do supermercado.

+ Confira como turbinar a sua salada

Cultivar uma hortinha em casa é um hábito cada vez mais comum entre os brasileiros, mesmo para aqueles que moram em cidades grandes – porque não plantar uns vazinhos na sacada do apartamento? As pessoas que gostam de temperos fresquinhos são as que mais lançam mão dessa tendência, ou até mesmo aquelas que se interessam pelo cultivo de plantas e flores.

Quer saber como cultivar uma hortinha em casa? Então veja algumas dicas abaixo:

1. Escolha o tipo de vaso

Primeiramente, defina se o vaso será de cerâmica ou cimento. Em seguida, você terá que impermeabilizá-lo com piche e deixar secar por alguns dias.

vasos-de-barro

2. Drenagem

O ideal é preencher o fundo do vaso com materiais como cacos de telha, tijolo ou pedras, e colocar uma camada de areia por cima. Isso irá facilitar a drenagem da água.

1032011-165745-drenagens-em-vasos

3. Prepare a terra

Além da terra, você deverá colocar no vaso uma mistura de substrato preparado ou comercial, encontrado em diversas lojas de jardinagem.

mini-bulbi3

4. Coloque as mudas

Agora é só colocar as mudas que você escolheu e, em seguida, regar os vasos. Atente sempre para a quantidade de água necessária para a planta escolhida. Algumas opções de plantas com raízes curtas, ideais para cultivar em casa, são: cebolinha, salsa, coentro, alface, pimentão, tomate-cereja, morango, couve-folha, rúcula, alecrim, sálvia, orégano e manjericão.

horta_organica_f_012

5. Outros cuidados

  • Se você optar por manter uma hortinha na sacada do apartamento, é importante checar se a estrutura da lage comporta o peso dos vasos. Consulte um representante do edifício e um arquiteto antes de seguir com os planos.
  • Algumas plantas podem ser cultivadas em jardins suspensos (ou em xaxins de parede), o que pode ser uma boa alternativa para quem não tem muito espaço.
  • Pense bem antes de fazer uma horta em casa. Se você não estiver disposto a cultivá-la com carinho e frequência, ela poderá se tornar apenas um abrigo para mosquitos.

Via Pense Imóveis