Cinco dicas para trabalhar em casa sem abrir mão da produtividade

Por Patricia Machado em 14/05/2015

Trabalhar em casa, no estilo home office, é o sonho de muitos brasileiros. Entre as vantagens desse estilo de vida, o funcionário não precisa encarar o trânsito caótico, consegue trabalhar em horários flexíveis e não tem a preocupação de se enquadrar em um dress code específico. Analisando por esse ângulo, trabalhar em casa parece ser a solução para as constantes reclamações que ouvimos no ambiente de trabalho.

+ Seis dicas para se dar bem no trabalho

+ Pets ajudam a reduzir o estresse no ambiente de trabalho

Mas trabalhar em casa exige disciplina. O funcionário será cobrado como os demais colegas de trabalho e, portanto, deverá manter a eficiência e produtividade. Segundo uma pesquisa da Regus, que ouviu 20 mil pessoas ao redor do mundo, a dificuldade de concentração é a maior desvantagem de trabalhar em casa. Entre os brasileiros, 64% citou as demandas familiares e distrações com os filhos como os principais problemas para trabalhar no estilo home office.

De acordo com outra pesquisa, desta vez da Forrester Research, a tendência do mundo corporativo será o trabalho à distância. Os números mostram que pelo menos 63 milhões de pessoas irão trabalhar em casa até 2016.

Pra você não ficar para trás, o Apontador reuniu algumas dicas para você trabalhar de casa sem escorregar na produtividade. Dê uma olhada:

Tenha uma boa infraestrutura

Poucas residências têm a infraestrutura típica de um escritório. Para não atrapalhar o seu desempenho, é importante ter móveis adequados, equipamentos como telefone e impressora, além de uma boa conexão de internet. Além disso, separe uma área da casa para ser o seu escritório. Isso ajuda a ter disciplina e separar o ambiente da casa do local de trabalho.

Finja que você vai sair para trabalhar

Apesar de você não sair de casa para ir trabalhar, é importante fingir que isso irá acontecer. Procure acordar no mesmo horário, tomar um bom café da manhã e até se arrumar como se fosse para o escritório. Isso cria uma rotina e melhora a produtividade.

Estabeleça regras

É importante definir os horários de trabalho e conversar com os demais moradores da residência para que eles entendam que o fato de você estar em casa não significa que está disponível para receber visitas ou levar os filhos em alguma atividade, por exemplo.

Não abuse dos benefícios de uma casa

Em casa temos fácil acesso à televisão e ninguém irá observar se você ficar checando o que acontece nas redes sociais. Para manter o foco e a produtividade, o funcionário deve ter em sua residência o mesmo comportamento que teria no ambiente corporativo.

Crie um espaço conforto

Para que você possa relaxar e tomar um cafezinho, assim como faria no escritório, uma dica é criar um espaço conforto dentro de casa para descansar um pouco durante o expediente. Afinal, esses minutinhos são preciosos em qualquer lugar!