Cientistas identificam onde está a felicidade no cérebro

Por Pedro Katchborian em 01/12/2015

É possível medir a felicidade de alguém? Se sim, como isso se manifesta no nosso corpo? Existe alguma região no cérebro capaz de demonstrar se estamos felizes ou não?

+ 3 dicas para melhorar a sua autoconfiança

Pesquisadores da Universidade de Kyoto sugerem que sim: a felicidade se manifesta no cérebro em uma região chamada precuneus. No estudo, neurocientistas escanearem o cérebro de 51 participantes, usando ressonância magnética. Depois, foi feita uma pesquisa para saber o índice de felicidade de casa pessoa, dividida em três testes: Escala de felicidade subjetiva, Escala de intensidade emocional e Teste de propósito de vida.

felicidade-cérebro-local

Eles descobriram que quanto mais feliz o indivíduo se reportava, maior o volume de massa cinzenta no precuneus. Ou seja: quanto mais positivo emocionalmente e com um propósito de vida, maior o precuneus.

“Nossa descoberta sugere que o precuneus manifesta a felicidade subjetiva integrando os componentes emocionais e cognitivos da felicidade”. Esse tipo de descoberta pode ajudar cientistas a criarem programas e tratamentos para a felicidade baseados em pesquisas científicas.