Cientistas identificam o gene causador do cabelo branco

Por Patricia Machado em 08/03/2016

Para ajudar quem não gosta dos fios brancos que nascem no couro cabeludo, aqui vai uma excelente notícia: cientistas identificaram pela primeira vez na história o gene responsável pelo cabelo branco. A descoberta anuncia que, no futuro, será possível frear a perda de pigmentação dos cabelos.

+ Segredos para um cabelo liso perfeito

+ Dicas para cuidar dos cabelos loiros

Os cientistas já sabiam que, com o avanço da idade, o organismo humano para de produzir melanina, o que seria responsável por embranquecer os fios. Agora, graças a um estudo feito pela University College London, na Inglaterra, os pesquisadores descobriram que o gene chamado IRF4 é o causador do cabelo branco.

Para chegar a essa conclusão, eles analisaram amostras de DNA de mais de 6 mil voluntários recrutados no Brasil, Colômbia, Chile, México e Peru, além de Europa e África. O objetivo era destrinchar as características físicas desses indivíduos para observar uma relação entre as informações genéticas.

“Prevenir os cabelos brancos já é um possibilidade. Além disso, talvez não seja impossível reverter os fios que já estão grisalhos. Uma vez que já sabemos mais sobre a pigmentação capilar e todos os genes incluídos nesse processo, será mais fácil descobrir uma enzima ou proteína para combater esse problema”, explicou Kaustubh Adhikari, um dos autores do estudo, em reportagem publicada pelo jornal The Telegraph.

Foto: Efe