Cérebro humano funciona melhor no inverno, diz pesquisa

Por Patricia Machado em 26/02/2016

A maioria das pessoas sofre uma variação de humor de acordo com a estação do ano. Nos dias quentes do verão, alguns brasileiros sentem mais preguiça e são tomados pela moleza. Já no inverno, muita gente fica triste e até com sintomas depressivos.

+ Não há diferença entre o cérebro feminino e masculino, diz estudo

+ Saiba como o estresse pode afetar o seu cérebro

Buscando analisar o desempenho cerebral durante as estações do ano, um estudo foi realizado por neurocientistas da Universidade de Liège, na Bélgica.

Os pesquisadores contaram com a participação de 28 homens e mulheres. Eles deveriam responder alguns questionários capazes de avaliar o humor, emoções e grau de atenção durante as quatro estações do ano, além de realizar testes para escanear o cérebro a fim de analisar as suas atividades cognitivas e a sua produtividade.

Após analisar os dados obtidos, os cientistas descobriram que as pessoas se tornam mais tristes e depressivas no outono, ao invés do que diz o senso comum, que determina que isso acontece durante o inverno.

O estudo revelou ainda que as funções cerebrais são melhores durante o verão. No entanto, como a habilidade dos participantes nos quesitos produtividade e grau de atenção são melhores no inverno, isso poderia significar que o cérebro tem melhor desempenho na estação mais fria do ano, uma vez que ele precisa gastar menos energia para atingir resultados fantásticos e funcionar tão bem quanto no verão.

Dessa maneira, os cientistas concluíram que, apesar do desconforto causado pelo frio, o cérebro humano responde melhor à comandos e tarefas durante o inverno.

Via Science of Us / Foto: Thinkstock