Atitudes simples para ser mais saudável em 2016

Por Patricia Machado em 12/01/2016

“Em 2016, eu vou começar o regime. Eu prometo que vou me alimentar de forma saudável. Desta vez, será pra valer!”. Com certeza, essa foi uma das promessas de ano novo feita pela maioria das pessoas. E, não é para menos. De acordo com um levantamento do IBGE, a cada dez pessoas, seis estão com excesso de peso. Ao todo, 82 milhões de adultos estão fora de forma.

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O problema é que nem sempre é fácil adotar hábitos saudáveis. “Mudar os hábitos alimentares é algo que demanda tempo e paciência e, muitas vezes, as pessoas não estão dispostas a realizar sacrifícios”, explica Thaís Bufalo Moraes, nutricionista da Pronto Light, empresa que produz e entrega pratos saudáveis prontos para o consumo com sede em São Paulo.

De acordo com a nutricionista, os principais erros de quem não tem uma alimentação saudável são:

  • Ficar longos períodos sem se alimentar
  • Não ter uma alimentação variada e equilibrada
  • Consumir alimentos industrializados em excesso
  • Baixa ingestão de água
  • Consumir alimentos ricos em açúcares e gorduras
  • Baixo consumo de fibras
  • Excesso do consumo de sal

Além de contribuir para a perda de peso, a incorporação de hábitos saudáveis melhora o funcionamento do organismo. “Bons hábitos alimentares previnem patologias, melhoraram o rendimento em atividades físicas, a concentração e o mau humor e ajudam a fortalecer a pele, cabelos e unhas”, diz Thaís.

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Para te ajudar a ser mais saudável em 2016 e conseguir cumprir a promessa de ano novo, pedimos para que a nutricionista Thaís Bufalo Moraes preparasse algumas dicas práticas e indolores para quem deseja pesar menos na balança. Dê uma olhada:

Beba água com frequência

A água é um dos principais reguladores do nosso organismo. Cada corpo tem uma quantidade ideal de água que deve ser consumida por dia. A conta é simples: multiplique o seu peso por 0,03. O resultado será a quantidade de água que deve ser bebida por dia.

Ex: 60kg X 0,03 = 1,8 L/Água por dia

Troque o arroz branco pelo arroz integral

O arroz integral consegue preservar todos os seus nutrientes e fibras. Isso ajuda o sistema gastrointestinal a trabalhar melhor e aumenta o período de saciedade.

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Evite frituras 

As frituras devem ser evitadas porque são desnecessárias ao organismo. Existem opções que podem ser feitas no forno. Elas são saborosas e livres de gorduras saturadas.

Prefira chocolates com maior percentual de cacau

Quando consumir chocolates, prefira os acima de 60% de cacau. Além disso, deixe-o derreter na boca ao invés de mastigá-lo. Outra dica é consumir doces que não foram feitos com açúcar branco.

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Escolha um dia para comer o que quiser, mas com moderação

A pessoa deve ter a liberdade de escolher um dia para comer algo que está com vontade, mas que não é tão saudável. Alimentação é prazer e devemos comer sem culpa. Mas é preciso lembrar que isso não deve ser feito com frequência.

Bebidas alcoólicas devem ser consumidas em ocasiões especiais

Além de gerar os quilinhos indesejados, o consumo excessivo de bebida alcoólica pode desencadear algumas doenças. Por isso, o consumo deve ser feito em ocasiões especiais, como festas e eventos. Mesmo assim, é importante observar a quantidade de bebida ingerida.

“Dietas da moda ou muito radicais acabam gerando traumas nas pessoas. A incorporação de hábitos saudáveis precisa de disciplina. Por isso, não encare essas atitudes como algo momentâneo. Quando isso se torna uma rotina, o resultado é mais prazeroso”, conta a nutricionista.