Aparelhos que te ajudam a fazer atividade física em casa

Por Patricia Machado em 14/03/2016

De acordo com a última pesquisa divulgada pelo Ministério do Esporte, o sedentarismo atinge quase metade da população no Brasil. O levantamento foi feito em 2013 pelo IBGE e revelou que 67 milhões de pessoas (46%) não faziam exercício físico.

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“O principal objetivo do esporte é preparar o corpo para um envelhecimento saudável. Através da atividade física é possível melhorar a coordenação motora, aprimorar o raciocínio, aumentar a massa magra, controlar o colesterol e a glicose e diminuir a chance de ter problemas cardíacos”, explica Felipe Kutianski, preparador físico da Ziva, com sede em Curitiba.

Para a maioria das pessoas, a principal desculpa para não começar a se exercitar é a falta de tempo. “É possível se exercitar em muitos lugares. Você não precisar mais ir na academia, por exemplo. Bons treinos podem ser realizados em parques, praças e até em casa”, diz Felipe. “Dependendo da intensidade, um treino de 15 minutos já é suficiente”, completa.

pessoa correndo exercicio

De acordo com estudos internacionais, caminhar três vezes por semana durante 30 minutos é capaz de aumentar em até 40% a expectativa de vida do ser humano. “Para sair do sedentarismo, a melhor dica é ter planejamento. Por isso, descubra o melhor horário para o seu corpo e vá treinando aos poucos. O mais importante é criar um compromisso com você mesmo”, afirma o preparador físico.

Além disso, é importante buscar o acompanhamento de profissionais especializados para evitar lesões e machucados. “Aprenda a respeitar os sinais do seu corpo. Ele irá mostrar qualquer indício de fadiga ou desconforto. Isso é essencial na hora de evitar lesões”, orienta Felipe.

Como ter uma academia em casa?

Alguns aparelhos podem ser úteis para que tem uma rotina corrida e quer fazer exercícios em casa. O preparador físico Felipe Kutianski listou alguns produtos para você montar uma academia na sala de casa:

  • Bola suíça

bola suiça

Dica de exercício: Coloque as duas mãos no chão e apoie as pernas em cima da bola. O objetivo desse exercício é estabilizar o tronco e trabalhar os músculos abdominais, a lombar e a coluna. Em um segundo momento, procure flexionar o braço. Ao repetir o movimento, você irá fortalecer os músculos do peito.

  • Faixa elástica

faixa elástica

Dica de exercício: Segure as extremidades da faixa e pise no meio dela. Os pés devem segurar a faixa no chão e mantê-la ativa. Com os cotovelos apoiados no corpo, comece a levantar o antebraço até que um ângulo de 90 graus se forme. Isso irá trabalhar os bíceps. A próxima etapa é colocar os braços estendidos na frente do corpo e fazer um agachamento. Lembre-se que existem elásticos com vários tipos de intensidade. Procure uma opção boa para você.

  • Roda de exercícios

roda de exercício

Dica de exercício: Fique com os joelhos no chão e apoie as mãos nas alças laterais da roda. Depois, estenda o corpo para frente e volte para a posição inicial. Isso irá fortalecer o abdômen.

  • Kettlebell

pesinho

Dica de exercício: Segure a alça da bola em frente ao corpo. Os braços devem estar estendidos para baixo. Ao chegar nessa posição, flexione a perna para fazer o exercício de agachamento. O objetivo dessa atividade é fortalecer a coxa e os glúteos.

De acordo com o preparador físico, esses materiais podem ser adquiridos das marcas Domyos, Reebok, Movement e Ziva. “Essas marcas possuem equipamentos com qualidade e durabilidade, além de garantirem a segurança do esportista”, ressalta Felipe.

Foto: Thinkstock