Alimentos que ajudam a reduzir a gordura abdominal

Por em 15/10/2015

Para algumas pessoas, perder peso não é um bicho de sete cabeças. Já sumir com aquela pancinha é praticamente um truque de mágica guardado a sete chaves! Se largar a cervejinha, se matar de fazer abdominal na academia, ou até mesmo correr não está ajudando desaparecer com a barriguinha saliente desaparecer, fique calmo e saiba como lidar com o assunto!

+ Treinos na piscina para detonar calorias

+ Alimentos que reduzem a gula

Os principais fatores do acúmulo de gordura localizada na região abdominal costumam ser, além do sedentarismo e de uma alimentação rica em gorduras e açúcares, o biótipo corporal. Segundo a nutricionista Maiara Fidalgo, também é essencial uma avaliação individual e holística do paciente para descobrir melhor estas razões.

Eliminar a gordura localizada realmente não é das tarefas mais fáceis, mas isso não quer dizer que seja impossível. “A gordura possui a função de proteção e, como a região abdominal apresenta os órgão internos, é o local onde há mais gordura do tecido adiposo branco, que são mais resistentes e incham rapidamente”, explica a nutricionista.

Porém, o acúmulo de muita gordura na região abdominal não é ruim apenas por uma questão de estética. “A gordura abdominal é uma das mais perigosas, pois afeta todo sistema cardiovascular, podendo gerar doenças como hipertensão, aterosclerose, aumento colesterol, AVC, infarto, além de cirrose, resistência a insulina e outras doenças crônicas”, alerta Maiara.

Incluir alguns alimentos específicos na sua dieta, juntamente com exercícios, já pode ajudar bastante! Confira cinco alimentos funcionais que ajudam a reduzir a gordura abdominal e que devem fazer parte da sua rotina (de forma moderada e regular), de acordo com a nutricionista:

Farelo de aveia

natural-products-707575_1280

Crédito: Pixabay

O farelo de aveia é rico em fibras (tipo betaglucanas) que auxiliam no combate ao colesterol, glicemia, além de gerar saciedade.

Frutas roxas

grapes-908757_1280

Crédito: Pixabay

Frutas como o açaí, amora, jabuticaba, uva, entre outras, são ricas em antocianinas, substâncias antioxidantes.

Gengibre

root-617409_1280

Crédito: Pixabay

O gengibre é um alimento termogênico que aumenta a temperatura do nosso corpo temporariamente, fazendo com que o organismo queime gordura. Além disso, de acordo com alguns estudos, ele possui ação anti-inflamatória que faz com que a gente gaste até 10% mais calorias ao longo do dia.

Canela

cinnamon-stick-514243_1280

Crédito: Pixabay

 A canela também é um alimento termogênico e ainda auxilia no controle da glicemia e reduz a vontade de doces.

Chá verde

green-tea-692339_640

Crédito: Pixabay

Rico em catequinas (responsável pela ação antioxidante), é também um ótimo termogênico.

Mas atenção: Além de incluir esses alimentos no cardápio, para perder gordura abdominal, é essencial ter uma vida equilibrada e consumir frutas, verduras, legumes, grãos integrais e sementes de forma regular.  De acordo com a nutricionista, “nenhum alimento age ou tem poder sozinho. Seus benefícios são adquiridos dentro de uma alimentação saudável e equilibrada e à longo prazo. O ideal é ter uma alimentação variada”, diz.