A meditação pode transformar o seu cérebro e te tornar muito mais produtivo

Por Pedro Katchborian em 04/11/2015

Dan Harris é um jornalista americano que trabalha na ABC News. Após um ataque de pânico ao vivo, ele mudou o seu estilo de vida e escreveu um livro chamado “10% mais feliz”, que fala sobre autoconsciência e meditação. O canal de ciência no YouTube Big Think publicou um vídeo em que Dan fala sobre o poder da meditação.

+ 6 truques cientificamente comprovados para tornar o seu dia melhor 

Segundo Harris, um estudo de Harvard mostrou que pequenas doses diárias de meditação podem literalmente ajudar a crescer a massa cinzenta em áreas do cérebro relacionadas à autoconsciência e compaixão, além de diminuir a massa cinzenta que está relacionada ao stress.

Outro estudo de Yale comprovou fatos interessantes sobre a chamada “rede de modo padrão do cérebro”. Esta é uma série de regiões do cérebro ativada na maioria nas horas que estamos acordados. Ela faz com que pensemos sobre o passado, futuro e tudo menos o que não envolve o que está acontecendo agora.

Quem medita consegue desligar esse modo padrão e focar no agora durante a meditação e também fora dela. Em outras palavras, a meditação cria um novo “padrão” para as pessoas. E esse padrão é focar no que está acontecendo agora — logo, você tem mais êxito no que está fazendo no presente.

Não é à toa que várias personalidades e organizações estão adotando a meditação, entre elas o exército americano, atletas, cientistas, empresários… Para Dan, a meditação será responsável pela próxima revolução da saúde mundial.

“A meditação sugere que a felicidade vai além dos fatores externos — se você tem dinheiro, se é feliz no trabalho, se é casado. Para quem medita, a felicidade pode ser uma habilidade que você pode treinar para adquirir da mesma maneira que treina o seu corpo na academia”, diz.

Veja o vídeo completo abaixo: