7 (maus) hábitos que pessoas fortes não têm

Por Patricia Machado em 24/11/2015

Para ser uma pessoa bem sucedida é preciso ter coragem, ausência de medo, habilidade para criar soluções e disposição para enfrentar desafios e adversidades. Na teoria, tudo isso parece possível de ser executado, mas, na prática, o cenário muda de figura.

+ 6 apps que ajudam a descansar a mente

+ 6 truques cientificamente comprovados para você ter um dia melhor

De acordo com a psicoterapeuta norte-americana Amy Morin, para ter a capacidade de lidar com as adversidades e com o negativismo, é necessário se livrar de hábitos ruins e do pessimismo. Isso faz com que você desperdice energia e se torne uma pessoa mais fraca.

Amy é a autora do livro 13 Things Mentally Strong People Don’t Do, que no Brasil ganhou o título 13 coisas que as pessoas mentalmente fortes não fazem, e foi publicado pela editora Sextante. Em seu livro, ela detalha os maus hábitos que pessoas mentalmente fortes não realizam.

Confira algumas ideias defendidas pela autora e que não fazem parte da rotina de pessoas bem sucedidas:

  • Sentir pena de si mesmo

Pessoas mentalmente fortes não ficam lamentando ou sentindo pena de determinada circunstância ou da maneira com que foram tratadas. Elas assumem a responsabilidade de sua vida e compreendem que nem tudo será fácil e justo.

  • Evitar mudanças

Pessoas fortes se mostram receptivas à mudanças e são flexíveis. Elas entendem que mudanças são inevitáveis e acreditam na sua habilidade de adaptação.

  • Tentar agradar todo mundo

Tentar agradar os outros pode significar que, no final, você não será capaz de contentar a si mesmo. Pessoas bem sucedidas não têm medo de dizer “não” e de expor a sua opinião quando necessário. Eles têm como princípio ser amável e justo e, mesmo assim, são capazes de lidar com pessoas que os deixam irritados.

  • Repetir os mesmos erros

Aqueles considerados fortes aceitam as consequências de seus atos e aprendem com os erros do passado. Por isso, eles não cometem o mesmo erro mais de uma vez.

  • Ressentir o sucesso alheio

Apesar de ser algo natural, a inveja é capaz de consumir muita energia das pessoas ao ficar comparando o seu desempenho com as demais. Aqueles que são mentalmente forte reconhecem que o sucesso é fruto do árduo trabalho. Por isso, eles almejam trabalhar cada vez mais para terem mais chances de alcançar o sonhado sucesso.

  • Ter medo de estar sozinho

É importante saber ser feliz sozinho. Pessoas fortes são capazes de aproveitar a sua companhia e não dependem dos outros para alcançar a felicidade e se divertir em programas de lazer.

  • Achar que os outros lhe devem algo

Pessoas consideradas mentalmente fortes não acreditam que os outros devem tomar conta deles ou que a sociedade lhe deve algum favor, por menor que seja. Eles acreditam que todas as oportunidades são fruto do seu próprio merecimento e mérito.

Via Inc.