7 hábitos que fazem você gastar mais tempo do que o necessário

Por Patricia Machado em 11/11/2015

Com certeza, alguma vez na vida, você já recusou um compromisso ou uma atividade por estar sem tempo, certo? O problema é que alguns hábitos são executados sem nem pensarmos no assunto e eles são responsáveis por consumir preciosos minutos do nosso dia.

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Ficou curioso para descobrir como está gastando o seu tempo? A revista norte-americana Inc. listou atividades e manias que fazem com que você gaste seu tempo à toa. Dê uma olhada:

Checar o e-mail constantemente

Com os smartphones ficou mais fácil estar conectado com o mundo a sua volta. Ávidos para saber o que está acontecendo, é comum que as pessoas chequem seus e-mails constantemente através desses dispositivos móveis. Em 2013, 32% dos funcionários que trabalhavam nos Estados Unidos respondiam um e-mail em apenas 15 minutos depois dele ter entrado na caixa de mensagens. Para não perder tempo, procure desativar esse tipo de notificação e cheque seus e-mails no celular duas vezes por dia, apenas.

Esperar até que tudo esteja perfeito

A vida será mais fácil e melhor aproveitada se você aceitar que nem tudo é perfeito. Por isso, faça as coisas até elas ficarem boas, mas não perca tempo buscando a perfeição. Além disso, demorar muito para realizar uma tarefa pode ser sinal de procrastinação.

Fazer várias coisas ao mesmo tempo

Fazer mais de uma tarefa ao mesmo tempo é um péssimo hábito. Isso porque o cérebro humano é capaz de focar as suas energias em apenas uma atividade por vez. Por isso, não tente ser um super-herói! Procure fazer cada tarefa de uma vez. Isso será capaz de economizar o seu tempo e melhorar a sua performance.

Permitir interrupções

Um estudo garante que no local de trabalho somos interrompidos a cada 11 minutos. Mas muitas vezes nós mesmos somos os culpados por permitir que essas interrupções aconteçam, ao parar o que estamos fazendo para ter conversas paralelas, mandar mensagens ou mesmo responder e-mails que não são urgentes. Para focar nas suas atividades e economizar tempo, coloque o celular no silencioso, marque na agenda que você está, de fato, ocupado, e feche a porta da sala, caso você tenha uma.

Ser desorganizado

Evite perder documentos ou papéis importantes, esquecer compromissos marcados ou pedir para que as pessoas repitam histórias ou informações. Esses hábitos fazem com que você gaste mais tempo do que o necessário.

Falhar ao delegar tarefas

Muita gente insiste em fazer tudo sozinha. É importante compreender que se gasta mais tempo fazendo algo que não é a sua expertise. Por isso, procure delegar tarefas e buscar ajuda para fazer aquilo que você não conhece com perfeição.

Nunca dizer “não”

Dizer “não” pode soar mal educado mas isso é, na verdade, uma maneira de dizer que você está atarefado e não poderá incluir essa demanda ou compromisso na agenda. Para conseguir economizar tempo, você deve ser capaz de colocar limites.