7 dicas para ser uma pessoa mais interessante

Por Patricia Machado em 29/09/2015

Algumas pessoas ganham o título de “interessantes”. Geralmente são aquelas que têm maior facilidade para conquistar todos a sua volta, com um jeitinho especial. Além disso, seu carisma e simpatia fazem com que todo mundo queira conversar e estar perto.

+ Quanto você ganharia se o homem mais rico do país dividisse a sua fortuna?

+ 10 dicas para você se tornar uma pessoa melhor

Quem reúne essas características costuma conquistar vantagens na vida profissional e pessoal. Por serem cativantes, essas pessoas têm mais facilidade para se relacionar com a equipe de trabalho e ainda têm uma extensa lista de amigos, por exemplo.

Boa parte das pessoas interessantes nasceram com esse “dom”, mas também é possível se esforçar um pouquinho para se tornar uma pessoa interessante. Isso mesmo! Buscando chegar a uma conclusão sobre o que significa, de fato, ser considerado uma pessoa interessante, o site da revista Inc. fez uma enquete para saber o que faz de alguém interessante.

A pesquisa foi respondida por empreendedores, executivos e funcionário de diversas áreas. Confira as características de uma pessoa interessante e comece a mudar alguns hábitos para ser bem-sucedido e, claro, interessante:

  • Seja curioso

A maneira mais fácil para se tornar uma pessoa interessante é se mostrar uma pessoa, hum… interessada. A curiosidade permite a troca de experiências e o contato com diferentes pontos de vista. Isso lhe trará mais conhecimento para tornar suas conversas mais interessantes e facilitar a conexão com as pessoas.

  • Faça coisas novas regularmente

Para ser interessante é preciso fazer coisas interessantes. Ao ter histórias para contar, recentes ou não, fica mais fácil mostrar o quanto você é uma pessoa completa. Por isso, experimente fazer coisas novas todos os dias. Essa lista pode incluir uma ida a um novo restaurante ou o aprendizado de uma nova técnica ou conceito, por exemplo.

+ Dicas para estimular a sua criatividade

  • Tenha uma paixão

Outra maneira de se mostrar uma pessoa interessante é nutrindo paixões por temas ou coisas. Isso fará com que você se transforme em um especialista em determinado assunto e consiga atrair e cativar as pessoas ao seu redor.

  • Esqueça as conversas clichês

Quem quer ser uma pessoa interessante precisa esquecer as conversas clichês, que geralmente começam com opiniões sobre o tempo ou clima. Essas introduções podem fazer com que a conversa se torne chata e cansativa, além de causar uma péssima primeira impressão. Ao invés disso, use seus conhecimentos gerais, experiências e paixões para interagir com os seus interlocutores. Mas atenção: nunca fale algo apenas por falar. Isso pode causar a impressão de que você está desinteressado.

  • Ajude os outros

Esteja sempre à disposição das pessoas. Pequenas atitudes fazem com que seu rosto seja lembrado pelos outros e isso pode lhe ser útil no futuro.

+ Seis dicas para ser feliz, segundo professor de psicologia de Harvard

  • Saiba contar histórias

Todo mundo adora uma boa história e saber como compartilhar suas experiências é tão importante quanto tê-las. Por isso, quando estiver conversando com alguém, dê ênfase a temas divertidos e não se prolongue demais.

  • Seja você mesmo

Por mais estranho que isso possa parecer, pessoas interessantes são autênticas. Saber se comportar é essencial, mas procure ser original em suas atitudes e não fique apenas se esforçando para ser uma pessoa que se encaixa em todas as situação. Afinal, um pouco de loucura não faz mal a ninguém.