3 dicas para melhorar a sua autoconfiança

Por Patricia Machado em 17/11/2015

Alguma vez na vida você já ouviu o conselho: confie no seu potencial? Não há uma fórmula mágica para desenvolver a autoconfiança, mas alguns hábitos podem fazer com que você acredite mais em você mesmo.

+ 7 hábitos que fazem você gastar mais tempo do que o necessário

+ 3 dicas para alcançar (mesmo) um objetivo

Ter autoconfiança ajuda a aumentar a sua autoestima. Juntas, elas permitem que você tenha coragem para colocar um pensamento em ação e possa ter resultados positivos na vida pessoal e profissional.

De acordo com um vídeo divulgado pelo TED-Ed, alguns fatores são responsáveis por impactar positivamente ou negativamente a sua confiança. São eles: características genéticas, a maneira como você é tratado pela sociedade e as decisões que você toma ao longo da vida. Tudo isso irá determinar o seu modo de agir e se posicionar diante de desafios e fracassos.

Para você melhorar a sua autoconfiança, o vídeo sugere a mudança de alguns hábitos. Dê uma olhada:

  • Pense no seu sucesso ao começar um projeto difícil

Isso será responsável por promover o sentimento de poder. Para ajudar, pense em um discurso para quando obtiver, de fato, sucesso em sua missão.

+ A primeira impressão que você tem sobre uma pessoa engana o seu cérebro

  • Acredite na sua capacidade de melhorar

Se você deseja uma mudança a longo prazo, procure refletir sobre o modo como você pensa as suas habilidades e a sua capacidade. Quem pensa que o seu talento tem um limite pode desistir das coisas com muita facilidade. Mas, se você acreditar que tem a habilidade de melhorar, cada desafio fará com que você aprenda algo novo e se desenvolva.

  • Compreenda que fracassar é normal

Reconheça que você irá falhar algumas vezes porque errar é humano. Estudos mostram que aqueles que falham regularmente, mas que continuam tentando, conseguem se adaptar melhor a desafios e problemas. Eles aprendem a pensar em diferentes estratégias e a pedir conselhos.

+ 3 razões para você para de procrastinar

Por isso, a cada novo desafio, compreenda que isso não será fácil, aceite que você cometerá erros e seja compreensivo quando isso acontecer. Além disso, faça um discurso de encorajamento, retome a empolgação inicial e siga adiante. Por fim, tenha consciência de que, independentemente do resultado, você poderá adquirir mais conhecimento e experiência.

Assista à animação feita pela TED-Ed para se sentir mais confiante: