10 superstições ao redor do mundo

Por Pedro Katchborian em 10/05/2016

Há algumas superstições que são quase universais: o trevo de quatro folhas e o cruzar dos dedos, por exemplo, são símbolos de boa sorte em vários países. Em outras nações, os comportamentos que são vistos como boa sorte variam bastante. Conheça alguns deles:

+ Simpatias e superstições para o Ano Novo 

1) Jogar pratos quebrados nas casas – Dinamarca

Isso ocorre na noite antes do Ano Novo. Na Dinamarca, é comum jogar os pratos quebrados nas casas de amigos e família. A ideia é que isso represente boa sorte no ano que está por vir.

broken plate

2) Varrer a sujeira da porta – China

Na China, acredita-se que a sorte entra na casa pela porta da frente. Também antes do ano novo, os chineses seguem a tradição e limpam a casa para a entrada de um novo ano.

3) Comer uma dúzia de uvas e usar roupas de baixo vermelhas – Espanha

Os espanhóis têm a tradição, logo após a meia-noite do primeiro dia do ano, de comer 12 uvas — uma para cada mês que vai chegar. Também há a ideia de que usar lingeries vermelhas possam trazer um ano bom pela frente.

4) Cocô de pássaro é um bom sinal – Rússia

Tinha que ser na Rússia. No país, quando um pássaro defeca na pessoa, significa que algo bom está por vir, principalmente no que diz respeito à vida financeira.

5) Derramar água atrás de alguém – Sérvia

Histórias antigas da Sérvia dizem que derramar água atrás de alguém é uma ótima maneira de trazer fortúnio para a pessoa. Os sérvios derramam água atrás de amigos e familiares que estão se preparando para uma prova, uma entrevista de emprego ou se preparando para uma viagem.

6) Noivas devem colocar um sino em seus vestidos – Irlanda

Noivas irlandesas têm o costume de usar pequenos sinos em seus vestidos de casamento, ou colocar o sino em seu buquê. Eles são um símbolo de boa sorte pois, teoricamente, podem soar e afastar espíritos malignos que querem destruir a relação.

7) Dizer a palavra “coelho” quando você acordar – Inglaterra

Uma superstição no Reino Unido diz que falar a palavra “coelho” quando você acorda pode trazer sorte. A ideia é dizer o nome do animal em todo começo de mês e você terá um mês de várias conquistas.

bunny-1149060_640

8) Comer feijão na véspera de ano novo – Argentina

Nossos hermanos também têm um costume de Ano Novo. Em toda véspera de passagem, eles comem feijão para ter boa sorte. Eles acreditam que aquilo vai trazer sorte e estabilidade em seus trabalhos.

9) O número oito – China

Os chineses acreditam que o número oito é similar a uma palavra para fortuna e prosperidade. É comum ver casais marcarem o casamento no dia 8, reservarem voos com o número e até procurar números de telefone com este dígito. Aliás, foi possível ver essa mania com o número nas Olimpíadas de Pequim: elas começaram às 08h08 da noite, no dia 8/8/2008.

10) Plantar uma árvore para celebrar o casamento – Holanda e Suíça

Na Holanda e na Suíça, recém-casados plantam uma árvore do lado de fora de casa para trazer boa sorte e fertilidade ao casamento. Há parceiros que colocam árvores na própria festa de casamento.

growing tree / Love nature