Três gestos que podem afetar o seu profissionalismo

Por Mariana Castro em 22/12/2016

Nem sempre o que você pensa e faz coincide com o que os outros acham que você está pensando e fazendo. A lógica é simples: sua linguagem corporal pode estar passando mensagens que você sequer tem consciência de estar emitindo. E é importante prestar atenção nisso, pois os movimentos podem falar mais do que palavras.

+ Como transformar o trabalho temporário em efetivo

+ Cinco atitudes que desmotivam o funcionário

A revista Inc. revelou três expressões corporais que, praticadas no ambiente de trabalho, podem passar a impressão de falta de profissionalismo. Por isso, é importante conhecer que linguagens são essas para evitá-las e passar a impressão que, de fato, você gostaria de passar.

Será que você está cometendo alguma gafe? Confira:

#1 Medir as pessoas com os olhos

Em geral, as mulheres têm uma visão periférica mais abrangente do que os homens. Isso permite que elas olhem os outros da cabeça aos pés sem precisar movimentar a cabeça. Homens, entretanto, precisam mover o pescoço de baixo para cima ao olhar a figura completa de alguém, o que pode afetar o seu profisssionalismo. Por isso, é sempre bom prestar atenção no movimento que sua cabeça está fazendo.

#2 Ficar desatento

É normal se desligar vez ou outra, mas não prestar atenção ao seu redor – principalmente quando alguém está falando – pode passar a impressão de que você não tem interesse ou motivação. Perceba que, quando você fica com a cabeça longe, em uma reunião, por exemplo, alguns gestos acompanham isso. Sacudir o pé ou ficar com o olhar vago e apático são comportamentos que o corpo busca quando está entediado.  Essa linguagem corporal é um jeito muito claro de passar a mensagem de que você não está prestando atenção no que o outro está falando.

#3 Relaxar a postura

Pesquisadores já revelaram que o corpo demonstra imediatamente a maneira que nos sentimos. Por isso, se você estiver triste, desencorajado ou se sentindo derrotado, isso aparecerá em sua linguagem corporal antes mesmo que você se dê conta de tais sentimentos. É por isso que é sempre importante acionar a pose de poder, para se afastar desses sentimentos. Manter a postura ereta e as pernas estiradas traz mais confiança e energia positiva.

Foto: Getty Images