Três dicas para motivar os funcionários através da comunicação

Por Patricia Machado em 20/01/2017

Ser o líder de uma empresa é uma tarefa árdua. Além de comandar projetos e fazer com que o negócio tenha lucro, o gestor precisa comandar equipes de funcionários. Isso significa que ele precisa lidar com as expectativas de cada um deles e com o seu crescimento no ambiente profissional.

+ Cinco atitudes que desmotivam os funcionários

+ Cinco passos para criar a cultura de uma empresa

Por causa disso, é comum que alguns líderes enfrentem algumas dificuldades para fazer com que seus colaboradores estejam sempre motivados e dando o máximo de si no trabalho.

Nesse contexto, a comunicação tem um papel fundamental. Ela é capaz de evitar contratempos e fazer com que os funcionários acreditem ainda mais nos objetivos do negócio. A revista Inc. preparou algumas dicas para motivar os colaboradores através da comunicação. Confira:

Ao invés de dizer “eu” ou “você”, prefira usar “nós”

Ao começar as frases com “eu” ou “você” para se dirigir a um funcionário, você pode passar a impressão de que ele está trabalhando para lhe servir. Por isso, procure dizer frases com o pronome pessoal “nós”. Por exemplo, ao invés de falar “eu quero que você ache uma solução para o problema”, você pode dizer “nós temos que achar uma solução para o problema”.

Desenvolva a confiança através da comunicação

Atualmente, os líderes não podem utilizar unicamente de sua autoridade para conseguir que projetos sejam realizados por seus funcionários. Os gestores precisam usar a comunicação para desenvolver a confiança dos seus colaboradores. Isso fará com que eles sintam que a empresa depende deles e que eles precisam se esforçar para que a companhia atinja os seus objetivos.

Comunique as coisas boas e ruins

Todo negócio está sujeito a boas e más notícias. Por isso, o bom líder deve ser transparente com os seus funcionários e contar tudo o que está acontecendo. Caso contrário, o colaborador irá se desesperar nos momentos difíceis e, como consequência, trabalhará desmotivado.

Foto: Getty Images