Startups demoram cerca de um ano para deslanchar no mercado, aponta estudo

Por Mariana Castro em 07/06/2017

Quando se começa um novo negócio, é difícil que os resultados venham de imediato. Isso acontece, principalmente, no caso das startups, que são empresas de inovação. Segundo um levantamento realizado pela Iugu Automação Financeira, essas empresas costumam deslanchar apenas depois de uma margem de onze meses.

+ Três dicas para fazer sua empresa crescer

+ Cinco dicas para crescer na empresa

Para a pesquisa, eles se basearam em 500 startups que eram clientes da empresa, levando em conta apenas as que vendem produtos e serviços para outras empresas. A marca de 100 clientes foi considerada o ideal para que um negócio se sustente e se mantenha no mercado.

O resultado das análises mostrou que, para chegar aos 100 clientes, as empresas demoram de seis a catorze meses, dependendo do segmento de atuação. Poucas são as startups que conseguem deslanchar em menos de cinco meses e em mais de vinte. Isso porque, se demorar demais, é difícil que a empresa se sustente financeiramente e, geralmente, ela acaba fechando.

+ Cinco passos para criar uma cultura de empresa

Uma vez que é ligado à inovação, este mercado é de alto risco. Por isso, é preciso correr riscos calculados, analisando o mercado e as margens de lucro necessárias. Para fazer uma empresa deslanchar, também é necessário ajustar as demandas. Ao estar aberto para mudanças no projeto inicial, o empresário aumenta as chances de ser bem-sucedido nas vendas, por exemplo.

Foto: Getty Images