Quatro palavras que podem melhorar a sua liderança

Por Mariana Castro em 02/06/2017

A relação entre funcionários e seus chefes é capaz de influenciar a satisfação profissional do empregado. Além disso, esse relacionamento pode ser considerado uma das ferramentas para que o empregador obtenha bons resultados e sucesso em seu empreendimento.

+ Três fatores importantes para ser um bom líder

+ Dicas para lidar com a chegada de um novo chefe

Para aprimorar essa relação, a comunicação é fundamental. Pensando nisso, a Inc revelou quatro palavras que líderes devem usar para conquistar melhores relações e, consequentemente, melhores resultados da sua equipe. Confira:

Por que?

Como líder, é importante que você saia da posição de quem sabe tudo e comece a ter discussões em que os funcionários também possam opinar e responder questionamentos. Algumas perguntas, como “Por que você quis trabalhar aqui?”, “Por que fazemos deste jeito?”, “Por que você não busca uma solução melhor?”, ajudam o funcionário a perceber o que o motiva a trabalhar todos os dias.

Desafio

Essa palavra pode parecer assustadora à primeira vista. Vinda de líderes, entretanto, ela demonstra confiança na habilidade do funcionário para resolver um problema ou encarar um projeto que seja, de fato, desafiador. Bons líderes usam essa palavra para focar os esforços de sua equipe em conquistar um objetivo e, ao mesmo tempo, deixar claro que acreditam em seu potencial.

Simples e direta, essa palavra tem um impacto maior do que se imagina. Ela é usada para encorajar o funcionário a arriscar e, principalmente, a sair de trás de sua mesa e ver o impacto de seu trabalho na prática. Pesquisas já revelaram que funcionários que entram em contato com as pessoas que recebem os frutos de seu trabalho ficam dezessete vezes mais dedicados a ele.

Obrigado

Esta é a palavra mais poderosa para uma boa comunicação. Ela faz o funcionário se sentir reconhecido. Isso irá inspirá-lo a buscar melhores resultados. Além de garantir maior bem-estar, quando o empregado é valorizado, ele sente que pode se tornar ainda melhor. Por isso, agradecer as pessoas da sua equipe por seus esforços, resultados e comprometimento é uma ótima ferramenta de liderança.

Foto: Getty Images