Prefeitura de SP cria programa que promete abrir uma empresa em sete dias

Por Patricia Machado em 07/03/2017

A partir de abril, o sonho de empreender será facilitado. Um programa criado pela Prefeitura de São Paulo quer agilizar o processo de abertura de uma empresa. A promessa é de que isso poderá ser realizado em sete dias. No ano que vem, a expectativa é de que o prazo de abertura chegue a dois dias.

+ São Paulo é eleita a melhor cidade do país para abrir um negócio

+ Sete hábitos comuns de pessoas bem sucedidas

O programa batizado de Empreenda Fácil tem o objetivo de beneficiar as pessoas que planejam abrir negócios de baixo risco, que são empreendimentos localizados em edificações com área construída inferior a 1500 metros quadrados ou instalações em área de até 500 metros quadrados, e que não precisam de autorizações especiais para funcionar.

A agilidade na abertura da empresa acontecerá por meio de um processo que promoverá a interação tecnológica entre vários órgãos. Agora, a informação será enviada pela internet apenas uma vez e compartilhada entre eles.

Além disso, todas as informações fornecidas serão interpretadas como verdadeiras para proporcionar maior agilidade. Depois, haverá uma fiscalização e, em caso de fraude, o empreendedor poderá sofrer sanções tributárias ou penais. A novidade irá funcionar a partir do dia 24 de abril.

Por dia, a capital registra a abertura de cerca de 250 empresas. De acordo com a SP Negócios, 80% das atividades econômicas da cidade são executadas por empresas de baixo risco. Atualmente, o prazo de abertura de uma empresa na cidade de São Paulo é de 101 dias, enquanto a média nacional é de 79 dias.

Foto: Getty Images